Leia:
Lenda da Erva-mate
Havia na floresta um velho índio guerreiro que vivia com sua filha, Yari, numa caverna. Sem forças para guerrear, o índio hospedava os viajantes que ali passavam.
Um dia, chegou um caçador pedindo repouso e ele foi acolhido com todas as honras. Após o jantar, a filha se pôs a cantar para o jovem que dormiu imediatamente. No dia seguinte, o caçador revelou sua identidade e lhes disse que era um enviado do deus Tupã.
Em agradecimento pela hospitalidade, mostrou ao ancião uma erva da qual poderia fazer um chá para recuperar suas forças. Também transformou a jovem índia na deusa que guardaria aquelas plantas e ensinaria os homens a cultivá-las e viverem em paz.
Por isso, a erva-mate, é um símbolo da fraternidade e da convivência pacífica entre os seres humanos e é sempre compartilhada entre todos.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/lendas-da-regiao-sul/
Sobre lendas assinale a alternativa incorreta:
Entre o final do século XIX e início do século XX, folcloristas franceses elaboraram a pesquisa etnográfica sobre as narrativas populares. Dessa forma, contos e lendas passaram a ser estudados pela antropologia;
São relatos que utilizam da simbologia, de deus e heróis para compor as explicações sobre questões incompreendidas. Além disso, a lenda utiliza valores e histórias sagradas para compor a realidade.
As lendas são uma forma de transmitir cultura e a tradição dos povos. Como resultado disso, algumas delas estendem-se por todas as regiões e despertam mistério e medo nas pessoas.
As lendas são narrativas contadas de geração em geração e possuem a característica de se moldar conforme o tempo. Assim, os detalhes vão aumentando, a cultura e a tradição popular entram e tornam as descrições mais caprichadas.