Leia estes fragmentos:
Fragmento 1
Aramel, o Belo, morava no apartamento 702 do Hotel Financial; no hall de entrada, aguardando o elevador, eu e Frei Malthus encontramos um personagem mitológico e um tanto folclórico, o ex-interventor de Minas e agora senador, Benedito Valadares, cacique e raposa do velho PSD; estava elegante, enfiado em um terno cinza, o sapato preto, a gravata azul; vistos de perfil, seu rosto e cabeça pareciam desenhar o mapa de Minas Gerais.
–– Será o Benedito? _ cochichei com Frei Malthus.
–– É ele mesmo.
DRUMMOND, Roberto. Hilda Furacão. 18ª Ed. São Paulo: Editorial. 2008. p.80. (fragmento)
Fragmento 2
Será o benedito?
Na última sexta-feira desejei ser um mosquito para estar nas casas de todos os filhos de Pará de Minas que estivessem assistindo à minissérie da Globo – JK no exato momento em que Benedito Valadares trava diálogo com Gustavo Capanema:
–– Governo é obra de cultura, meu caro. Você precisa fazer agora é estudar, cercar-se de intelectuais, de livros. Só assim poderá corresponder à prova de confiança que lhe deu o Presidente da República.
–– Governo é ação, dinamismo! Livros... Tenho-os em casa... Uns... Três ou quatro, mas mesmo estes já estou pensando em jogar fora...
Disponível em: http://goo.gl/xLe0pi. Acesso em: 05 ago. de 2014. (fragmento)
As afirmativas I, II, III e IV, abaixo apresentadas, foram elaboradas a partir de uma associação entre esses fragmentos.
I O fragmento 1 justifica de onde vem a expressão “será o benedito”, usada no título do fragmento 2.
II O fragmento 2 esclarece por que é usada, no fragmento 1, a expressão: “um personagem mitológico e um tanto folclórico”.
III Nos fragmentos 1 e 2, existe um jogo com o nome do político mineiro Benedito Valadares.
IV Nos fragmentos 1 e 2, o ponto de vista sobre a personalidade histórica Bendito Valadares é o mesmo.
Ao serem associados os fragmentos 1 e 2, está/estão CORRETA(S)
apenas uma afirmativa.
apenas duas afirmativas.
apenas três afirmativas.
todas as afirmativas.