Leia este trecho extraído da ‘Carta de Achamento do Brasil’, de Pero Vaz de Caminha, para responder à questão.
TEXTO III –
O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. E Sancho de Tovar, e Simão de Miranda, e Nicolau Coelho, e Aires Corrêa, e nós outros que aqui na nau com ele íamos, sentados no chão, nessa alcatifa. Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a alguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata!
Fonte: Carta a El Rei D. Manuel, Dominus: São Paulo, 1963.
Considere estas afirmativas feitas sobre a ‘Carta de Achamento do Brasil’, de Pero Vaz de Caminha.
I. De acordo com a descrição presente no trecho, o Capitão, sentado em uma alcatifa e bem vestido, e os demais, sentados no chão, receberam os nativos na nau.
II. Supõe-se que os tripulantes esperavam um sinal de cortesia por parte dos nativos, por se tratar de um gesto de cumprimento, de receptividade, conforme as convenções sociais a que os primeiros estavam habituados.
III. Depois que fitou o colar do Capitão, um dos nativos acenou para a terra. Este gesto pode ser interpretado como sendo uma ingenuidade dos nativos, que desconheciam o valor comercial do metal e as intenções dos portugueses.
Com base nessas afirmações, ASSINALE a alternativa correta.
As afirmativas I e II estão erradas.
As afirmativas II e III estão erradas.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.