Leia este texto.
Naufrágio no Mediterrâneo deixou 800 imigrantes mortos, diz ONU.
O naufrágio de uma embarcação com imigrantes ocorrido no domingo no mar Mediterrâneo deixou ao menos 800 mortos, anunciaram na madrugada desta terça-feira (21), na cidade siciliana de Catânia, os representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM), com base nos relatos de sobreviventes. "Podemos dizer que 800 pessoas morreram", declarou Carlotta Sami, porta-voz da Acnur na Itália, antes de o porta-voz da OIM, Flavio di Giacomo, confirmar a estimativa. Os representantes das duas organizações entrevistaram a maior parte dos 27 sobreviventes que chegaram na segunda-feira ao porto de Catânia. "Os sobreviventes são de Mali, Gâmbia, Senegal, Somália, Eritreia e Bangladesh", revelou Di Giacomo. O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Husein, criticou duramente as políticas migratórias "cínicas" adotadas na segunda-feira pela União Europeia, acusando Bruxelas de transformar o Mediterrâneo em um "grande cemitério". "A Europa dá as costas a alguns dos emigrantes mais vulneráveis do mundo e corre o risco de transformar o Mediterrâneo em um vasto cemitério", declarou Zeid em um comunicado. O presidente da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Elhadj As Sy, criticou a posição da UE ao lançar um apelo para "por um fim à indiferença que transforma o Mediterrâneo em um grande cemitério".
Fonte: Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/04/1619196-naufragio -no-mediterraneo-deixou-800-imigrantes-mortos-diz-onu.shtml Acesso em: 15/09/15. Adaptado
As informações sobre esse naufrágio no Mediterrâneo estão diretamente relacionadas
à crise de refugiados políticos vindos do leste europeu para os países centrais da Europa.
ao aumento da migração para Europa gerada pela política de guerra contra o terror na região do Oriente Médio.
à crise migratória na Europa proveniente de um grande fluxo de indivíduos, majoritariamente, de países africanos.
à alta do fluxo migratório de italianos para a região central do continente europeu em decorrência da crise financeira no país.