Leia e analise o fragmento a seguir, do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Estavam no pátio de uma fazenda sem vida o curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e também deserto, a casa do vaqueiro fechada, tudo anunciava abandono. Certamente o gado se finara e os moradores tinham fugido. Fabiano procurou em vão perceber um toque de chocalho. Avizinhou-se da casa, bateu, tentou forçar a porta. Encontrando resistência, penetrou num cercadinho cheio de plantas mortas, rodeou a tapera, alcançou o terreiro do fundo, viu um barreiro vazio, um bosque de catingueiras murchas, um pé de turco e o prolongamento da cerca do curral”.
(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Fragmento. Disponível em: https://dynamicon.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Vidas-secas-de-Graciliano- -Ramos.pdf. Acesso em: 18 set. de 2019, p.5)
Ao analisar o texto, retirado do romance de Graciliano, publicado em 1938, e refletindo sobre a obra, analise as afirmativas seguintes.
I - A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista.
II - O estilo seco, conciso, de Graciliano Ramos, que se expressa principalmente por meio do uso econômico de adjetivos, sugere transmitir a aridez do ambiente.
III - A obra retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos.
IV - A cena em questão mostra a degradação da natureza perante o clima seco e desolado, causado pela longa estiagem nordestina.
Sobre as afirmativas, assinale apenas a alternativa correta.
III e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
II e IV estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.