UNIPAM 2013

Leia, com atenção o texto seguinte, para responder à questão.

 

Texto – Sem título, de Roger Chartier

 

    A leitura é sempre apropriação, invenção, produção de significados. Segundo Michel de Certeau, o leitor é um caçador que percorre terras alheias. Apreendido pela leitura, o texto não tem de modo algum – ou ao menos totalmente – o sentido que lhe atribui o seu autor, seu editor ou seus comentadores. Toda história da leitura supõe, em seu princípio, esta liberdade do leitor que desloca e subverte aquilo que o livro pretende impor. Mas esta liberdade leitora não é jamais absoluta. Ela é cercada por limitações derivadas das capacidades, convenções e hábitos que caracterizam, em suas diferenças, as práticas de leitura. Os gestos mudam segundo os tempos e lugares, objetos lidos e as razões de ler. Novas atitudes são inventadas, outras se extinguem. Do rolo antigo ao códex medieval, do livro impresso ao texto eletrônico, várias rupturas maiores dividem a longa história das maneiras de ler. Elas colocam em jogo a relação entre o corpo e o livro, os possíveis usos da escrita e as categorias intelectuais que asseguram sua compreensão.

(CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1998).

Analise as considerações seguintes, julgando-as verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

( ) Conjugando-se esse texto de Roger Chartier com o de Michel de Certeau, é perceptível a noção de intertexto, não só por meio da referência explícita a este autor, mas também, e principalmente, por meio da apropriação de ideias dele.

( ) Depreende-se da leitura desse texto de Roger Chartier seu posicionamento em relação à atividade da escrita e à atividade da leitura: ao autor caberia a circunscrição do sentido textual e ao leitor, a sujeição advinda dessa mesma circunscrição.

( ) Infere-se que os suportes textuais (do rolo ao códex, do códex à tela) e as questões culturais que envolvem a leitura (da oral à silenciosa, da silenciosa à virtual) são fatores determinantes ao modo como se produzem textos e como circulam e são recebidos na sociedade.

( ) Tanto Michel de Certeau quanto Roger Chartier posicionam-se metaliguisticamente: este com viés político, já que detalha as oscilações da história da leitura; aquele com viés literário, já que concentra seus julgamentos nas relações de instabilidade entre autores e leitores.

 

A alternativa CORRETA é

a

F – V – F – V. 

b

V – V – F – V. 

c

F – F – V – F. 

d

V – F – V – F.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar