Leia atentamente os trechos a seguir e, depois, assinale a alternativa incorreta.
Trecho 1
Quando emerge da banheira é uma desconhecida que não sabe o que sentir. […] Enxuga-se sem amor, humilhada e pobre, envolve-se no roupão como em braços mornos. Fechada dentro de si, não querendo olhar, ah, não querendo olhar, desliza pelo corredor – a longa garganta vermelha e escura e discreta por onde afundará no bojo, no tudo. […] Na cama silenciosa, flutuante na escuridão, aconchega-se como no ventre perdido e esquece. Tudo é vago, leve e mudo.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem: romance. 16. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1994, p. 77-78.
Trecho 2
Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no baixo do córrego. Por meu acerto. Todo dia isso faço, gosto; desde mal em minha mocidade. […] O senhor ri certas risadas... Olhe: quando é tiro de verdade, primeiro a cachorrada pega a latir, instantaneamente depois, então, se vai ver se deu mortos. O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucaia. Toleima.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 15. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1982, p. 9.
Como se pode ver no trecho 1, Clarice Lispector apresenta, já em seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, uma narrativa intimista, voltada para as perplexidades e incertezas do ser humano.
O trecho 2 demonstra uma das principais características da obra de Guimarães Rosa: a inovação radical no uso da linguagem.
O trecho de Perto do coração selvagem selecionado é um exemplo da forma como, na obra de Clarice Lispector, os sentimentos e pensamentos dos personagens são influenciados pelo espaço em que se desenvolvem as ações.
Diferentemente do que ocorre no romance Grande sertão: veredas (trecho 2), nos contos de Guimarães Rosa há predomínio de narrativas que se passam nos grandes centros urbanos.
Clarice Lispector e Guimarães Rosa são dois dos principais autores do terceiro momento do Modernismo brasileiro.