FDV 2014/1

Leia atentamente os fragmentos de texto abaixo.

“É pela violência que se deve estabelecer a liberdade; o momento requer a organização do despotismo da liberdade para esmagar o despotismo dos reis”, proclamou então Jean Paul Marat.

E, obedecendo a essa lógica, a Convenção criou, a 10 de março de 1793, o Tribunal Revolucionário e, em seguida, os Comitês de Vigilância, o Comitê de Salvação Pública e, finalmente, foi instituído o tabelamento dos cereais. [...]

Os girondinos contra-atacaram. Um deles, Pétion de Villeneuve, em fins de abril, fazia esta conclamação: Vossas propriedades estão ameaçadas – e fechais os olhos ao perigo. Excita-se a guerra entre os que possuem e os que nada possuem – e vós nada fazeis para evitá-la [...] Parisienses, saí, afinal, de vossa letargia e fazei com que esses insetos venenosos voltem a seus covis.

(KOSHIBA, Luiz. História. Origens, estruturas e processos: uma leitura da História ocidental para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2000. p. 331)

O fragmento de texto acima expõe as controvérsias de dois grupos políticos que se rivalizaram durante o processo revolucionário francês.

Levando em consideração a argumentação do girondino Pétion de Villeneuve, descrita acima:

Assinale a alternativa CORRETA.

a

Os girondinos, representantes da alta burguesia mercantil, aceitavam uma república, desde que liberal e garantidora da propriedade, mas excluíam qualquer participação das camadas populares, no processo revolucionário.

b

Os girondinos, representantes da pequena burguesia exaltada, defendiam uma república e a igualdade acima de qualquer liberdade ou instituição, entretanto negavam o emprego das massas no processo revolucionário.

c

Os girondinos, representantes dos sans-culottes, defendiam um regime monárquico constitucional e uma lei agrária anarquista, o que daria acesso a terra às camadas populares. 

d

Os girondinos, representantes da burguesia financeira, aceitavam a implantação de uma república parlamentar, em que fosse aprovado o confisco e a redistribuição dos bens dos inimigos aos sans-culottes. 

e

Os girondinos, discípulos de Robespiérre, defendiam uma república, baseada na igualdade e na virtude, e uma redistribuição parcial da propriedade, a fim de se evitar a radicalização revolucionária dos sans- culottes.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar