IFSudMinas 2013/1

Leia atentamente o texto e sua tradução, a seguir, e responda à questão.

 

TEXTO

 

Quant'á, senhor, que m'eu de vós parti

Por D. Dinis

 

Quant'á, senhor, que m'eu de vós parti
atan muyt'á que nunca vi prazer
nen pesar, e quero-vos eu dizer
como prazer nem pesar non er vi:
perdi o sen e non poss'estremar
o ben do mal, nen prazer do pesar.

 

E, des que m'eu, senhor, per bõa fé,
de vós parti, creed'agora ben
que non vi prazer, nen pesar de ren,
e aquesto direy-vos por que é:
perdi o se e non poss'estremar
o ben do mal, nen prazer do pesar.

 

Ca, mya senhor, ben des aquela vez
que m'eu de vós parti, no coraçon
nunca ar ouv'eu pesar des enton,
nen prazer, e direy-vos que my-o fez:
perdi o sen e non poss'estremar
o ben do mal, nen prazer do pesar.

 

Senhora, desde o dia em que parti
não tive um só momento de prazer
ou de pesar e quero-vos dizer
por que em tal estado então me vi:
louco de amor, não sei diferençar
o bem do mal, o prazer do pesar.

 

E desde que parti, minha senhora,
por minha fé, deixai-me repetir:
nem prazer, nem pesar pude sentir,
e vos direi qual o motivo agora:
louco de amor, não sei diferençar
o bem do mal, o prazer do pesar.

 

Porque, senhora minha, desde então,
desde o momento triste da partida,
eu não sinto, em minh’alma dolorida,
nem pesar, nem prazer, eis a razão:
louco de amor, não sei diferençar
o bem do mal, o prazer do pesar.

INFANTE, Ulisses. Textos: leituras e escritas: literatura, língua e redação. São Paulo: Scipione, 2000. v. 1. p. 145.

 

Analise as seguintes proposições.

 

I. Temos, nesse texto, um exemplo que se assemelha às cantigas de amor medievais, em que o sujeito lírico, sempre na voz de um homem, dedicava-se a louvar as virtudes de sua dama, transmitindo-nos uma visão idealizada das qualidades físicas e morais da mulher amada.

II. O eu lírico explica à mulher amada que está tão enlouquecido de amor que não distingue mais o “bem do mal”, o “prazer do pesar”.

III. As palavras de sentido oposto: bem/mal, prazer/pesar, constituem paradoxos utilizados pelo autor para expressar o drama passional do eu lírico, tornando-o ainda mais intenso e sofrido.

IV. A cantiga em questão é uma legítima representante do Trovadorismo Português, que se destacou por suas produções poéticas feitas para serem cantadas, elaboradas em galego-português ou galaicoportuguês, língua que corresponde a uma fase arcaica do português.

 

É CORRETO o que se afirma em:

a

Todas as proposições. 

b

I, II e IV apenas. 

c

I, II e III apenas. 

d

I e IV apenas. 

e

I e III apenas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar