Leia atentamente o texto abaixo:
“Vejam, pois, estes senhores [...], que estamos cercados de escravos, e temam por sua própria segurança e vida, que eles não tomem ao pé da letra tanto Cativo, tanta igualdade e desaforo com que estão continuadamente berrando de todos os cantos deste Império; lembrem-se da Ilha de S. Domingos, e não queiram fazer do Brasil um novo Haiti - Quod Deus Avertat [Deus nos livre]. Amém!”
(Fonte: O Cruzeiro: Jornal Político, Literário e Mercantil, Pernambuco, n. 40, 25 jun. 1829, p.4.)
Considerando o contexto do início do século XIX no Brasil, assinale a alternativa em que a afirmativa se relaciona com o texto:
A mídia pernambucana por meio dos textos publicados no jornal “O Cruzeiro” endossaram as iniciativas políticas daqueles que eram realmente abolicionistas, ao defenderem a tese de que os cativos só seriam realmente livres se tivessem seus direitos assegurados tal como se pode vislumbrar na Declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776.
A Igreja Católica no Brasil exerceu profunda influência contra a abolição da escravidão uma vez que o modelo revolucionário Haitiano, de teor republicano, defendia uma cultura nacional voltada para sua ancestralidade, o que significa na prática, o confisco de todos os bens da Igreja de Roma e a elevação da prática religiosa Vodu como religião oficial do país.
A manifestação de caráter racista e conservadora expressa neste fragmento do Jornal “O Cruzeiro” evidencia as bases sobre as quais as elites do início do século XIX pensavam o lugar dos cativos na sociedade brasileira, bem como seu potencial perigo para o status quo.
O discurso anarquista que embasa a citação acima indica tanto uma repulsa ao Estado monárquico brasileiro, assim como ao possível sucesso de uma revolução republicana como a ocorrida no Haiti entre 1791 e 1804. Tanto a monarquia nacional quanto a república inaugurada pelos escravos no Haiti, segundo a ótica dos anarquistas brasileiros, seriam modelos políticos refratários à demandas fundamentais para eles, como, por exemplo, o fim das classes sociais.