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As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia.
— A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.
Dito isso, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência, alternando as curas com as leituras, e demonstrando os teoremas com cataplasmas. Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele, caçador de pacas perante o Eterno, e não menos franco, admirou-se de semelhante escolha e disse-lho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira
ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas, — únicas dignas da preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de
lastimá-lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte.
D. Evarista mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos. [...]
(ASSIS, Machado. O alienista. São Paulo: Ática, 1985. p. 9.)
Sobre a concepção de ciência na visão de Machado de Assis, apresentada nesse fragmento, analise as afirmativas a seguir:
I - O fragmento dialoga com os ideais românticos da primeira metade do século XIX.
II - A escolha da esposa, fundamentada em critérios científicos, rende-lhe uma decepção, pois, mesmo saudável, ela não teve filhos.
III - Simão Bacamarte é a representação típica do herói no Romantismo brasileiro.
IV - Há um tom de ironia, apresentado na narrativa, e de crítica ao determinismo da fase realista na literatura brasileira.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos: