Leia, atentamente, o fragmento de texto a seguir:
Água, sal e sangue
Os tanques e veículos ardiam em chamas na areia, mas, pelo menos, serviam de locais para abrigo. Conforme as ondas levaram as primeiras baixas, o litoral se transformou em um necrotério. Corpos estavam alinhados ombro a ombro, as ondas gentilmente empurravam os mortos, enquanto a água ficava lentamente vermelha.
A única opção para os homens na água era conseguir, de alguma forma, chegar à praia, apesar do fogo intenso, seja correndo ou rastejando. O engenheiro Richard Coombs escolheu a segunda opção. “Nós começamos a engatinhar até a praia”, disse ele. “Se você se levantasse estaria morto. Balas de metralhadoras batiam na areia, morteiros de 88 milímetros estavam passando sobre as nossas cabeças, portanto, apenas engatinhando se chegava à praia. Eu não sei quanto tempo passou, mas chegamos ao paredão”.
(TEMPESTADE e bonança. História Em Foco: 2ª Guerra Mundial, São Paulo, Ano 2, n. 2, 2014. Ed. Alto Astral, São Paulo, p.44)
Considerando as informações contidas no texto acima e nas imagens, podemos afirmar que a narrativa do soldado retrata:
Assinale a alternativa Correta:
o avanço de Dunquerque, quando as forças britânicas e francesas ficaram encurraladas por uma divisão panzer alemã, a nordeste da França.
a Operação Overlord, código da operação secreta, que representou o início da retomada aliada de territórios na Europa ocidental das forças de ocupação nazista.
a Batalha de El Alamein, lembrada como o início da derrota das forças do Eixo na África do Norte e um dos marcos decisivos na Segunda Guerra Mundial.
a reação dos alemães à ocupação de Danzig pelos aliados, assinalando o período conhecido como equilíbrio de forças, durante a 2ª Guerra Mundial.
a "Operação Tempestade de Agosto", quando a URSS fez uma grande ofensiva marítima contra as forças japonesas instaladas na Ásia, apressando a rendição do Japão.