Leia atentamente a fábula abaixo, criada no séc. XVII por um árabe cujo nome era Al – Kaliubi e denomina-se “O leão, a raposa e o lobo”.
O leão, a raposa e o lobo foram, certo dia, caçar juntos e conseguiram um burro, um coelho e um carneiro.
Pediu o leão ao lobo: “Partilha esta caça entre nós”.
Disse o lobo: “A partilha é evidente: o burro para o leão; o coelho para a raposa e o cordeiro para mim”.
De um golpe, o leão separou-lhe a cabeça do corpo e virou-se para a raposa: Foi um partilhador bem ignorante, o teu amigo! “Vamos partilha tu”.
A raposa disse: “A coisa é bem clara: o coelho pra teu desjejum, o burro para teu almoço e o cordeiro para teu jantar”.
Retrucou o leão: “Que jurista eminente! Quem te ensinou tanta ciência?”.
Respondeu a raposa: “A cabeça do lobo, separada de seu corpo”.
(CHALLITA, Mansour. As mais belas páginas da literatura árabe. In: MICELI, Paulo. O Feudalismo. 14. Ed. Ver. Atual. São Paulo: Atual, 1994, p. 58)
Para resolver a questão, leia atentamente as proposições e leve em consideração que os personagens representam os grupos sociais que caracterizaram a sociedade durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna.
I- Em nenhum momento, o leão, a raposa e o lobo, enquanto grupos dominantes, puseram em dúvida seu direito de alimentar-se do burro, do coelho e do cordeiro, pois, como donos do poder, jamais questionaram seus papeis de poderosos.
II- O burro, o coelho e o cordeiro, subjugados pela violência, já entraram na história como animais abatidos, cuja única função era alimentar os mais fortes e garantir-lhes a vida, representando a situação dos seus personagens históricos.
III- A nobreza, por causa do desfecho não muito feliz que a aguardava ao final desse contexto histórico, entrou na fábula vestida com a pele de lobo. Já o leão, pelo poder que conseguiu estender sobre todos os “animais”, apareceu na fábula representando a burguesia.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a I. s.
Somente a II.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a III.
Todas estão corretas.