Leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa que preencha adequadamente as lacunas.
I. O processamento da semente do cacau começou entre os povos pré-colombianos, .......... elite bebia um chocolate primitivo. Entre aquelas civilizações, ............ se confundiam selvageria e sofisticação, o cacau foi alimento, objeto de devoção e símbolo de poder. (Super Interessante, mai. 2016, p. 7).
II. A integridade pessoal ............ se propõe a liderar uma nação é o mínimo a se esperar de uma sociedade .......... pretende viver com alguma lógica. (GUZZO, J.R. Questão de fé. In: Veja, 18 nov. 2015, p. 98).
III. O aparecimento da argumentação está ligado à vida em sociedade e, principalmente, ao surgimento das primeiras democracias. No contexto ........... os cidadãos eram chamados a resolver as questões da cidade é ............ surgem também os primeiros tratados de argumentação. (FIORIN, J.L. Argumentação. São Paulo: Contexo, 2015, p. 9).
IV. Não existe saber sem memória nem ciência sem passado. O reexame da obra daqueles ............ devemos os fundamentos de nosso campo são condições necessárias para uma compreensão mais acurada das teorias contemporâneas. (WHITNEY, W.D. A vida da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 7).
V. Procuremos compreender melhor ............. consiste a discriminação, distinguindo as fases por meio ............... ela se desenvolve. Em um primeiro momento, a discriminação se funda em um mero juízo de fato, isto é, na constatação da diversidade entre homem e homem, entre grupo e grupo. Assim, em um juízo de fato, não há nada de reprovável: os homens são de fato diferentes entre si. Da constatação ............. os homens são desiguais, ainda não decorre um juízo descriminante. (BOBBIO, N. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, p.108-110. Com adaptações).
cuja, em que, de quem, que, em que, que, a quem, em que, das quais, de que
em que a, onde, que, a qual, onde, que, que, para que, da qual, que
que, onde, para quem, de onde, que, que, para quem, para que, da qual, de onde
cuja, onde, para quem, onde, onde, onde, para que, de onde, de que, que
em que, em que, para a qual, de onde, que, onde, para os quais, onde, de que, de que
Nesta questão, é preciso empregar corretamente as expressões e pronomes relativos a fim de estabelecer a coesão entre as orações e partes do enunciado. A alternativa correta é a letra A, que traz o uso adequado de “cuja, em que, de quem, que, em que, que, a quem, em que, das quais, de que” em cada lacuna, respeitando as funções sintáticas e semânticas de cada termo.
Por exemplo, na frase “Entre os povos pré-colombianos, cuja elite bebia...” empregamos “cuja” pois a ideia é de posse: a elite pertence à civilização. Em seguida, “entre aquelas civilizações, em que se confundiam selvageria e sofisticação”, expressa uma noção de lugar ou contexto. Nos demais casos, empregamos “de quem”, “a quem”, “que” e assim por diante de acordo com o tipo de regência e o papel sintático exigido pela oração (posse, lugar, complemento de verbo ou expressão, etc.).
Pronomes relativos são aqueles que retomam um termo anterior (antecedente), servindo de conectivo para orações subordinadas adjetivas. Exemplos: que, o qual, cuja, onde, em que etc. Cada pronome relativo pode indicar lugar (onde), posse (cujo e variantes) ou função de objeto (de quem, a quem, etc.). A escolha correta depende da regência verbal e nominal, bem como da função sintática requisitada na frase.