Leia as afirmações apresentadas a seguir e proceda conforme o solicitado.
I. O El Nino é um fenômeno climático que está associado ao enfraquecimento dos ventos alísios e o aumento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial Leste. Como conseqüência, ocorre uma diminuição das águas mais frias que afloram próximo à costa oeste da América do Sul. Provoca uma diminuição das chuvas na região Norte provocando secas que favorecem o aumento dos incêndios florestais. Na região Nordeste ocasiona secas severas. Eleva a temperatura na faixa sul do Mato Grosso do Sul.
II. Na ocorrência de La Nina observam-se águas superficiais relativamente mais frias no Pacífico Equatorial Leste, junto à costa oeste da América do Sul, e relativamente mais aquecidas no Pacífico Equatorial Oeste, próximo à costa australiana e região da Indonésia. Os ventos alísios sopram de oeste para leste favorecendo a ressurgência próximo à costa oeste da América do Sul. Isso ocasiona precipitações abundantes na região Sul e eleva a temperatura. Na região Sudeste as chuvas tendem a diminuir nas mesmas proporções que a temperatura eleva-se no Nordeste do país.
III. Quando ocorre La Nina há uma intensificação dos ventos alísios e o declínio da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Leste. As águas adjacentes à costa oeste da América do Sul tornam-se ainda mais frias devido à intensificação do movimento de ressurgência. Elevação das chuvas na região Norte e Nordeste o que favorece o aumento das vazões dos rios. Ocorre secas severas na região Sul e baixa da pluviosidade nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Sobre os fenômenos El Nino e La Nina e suas conseqüências no Brasil está(-ão) correta(s):
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I e II.