Leia abaixo um trecho da música “Canto das três raças” composta por Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro:
Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos lnconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
Disponível em: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/83169/
No contexto do regime escravista do Brasil Colônia e a partir do trecho da música “Canto das Três Raças”, assinale a alternativa INCORRETA:
durante a existência do regime escravista, houve fugas de escravos dos engenhos e a formação de quilombos no sertão brasileiro;
a história relata que houve resistência dos escravos negros e indígenas e o medo que os senhores sentiram diante das insurreições, revoltas, atentados e fugas de escravos;
como forma de resistência, homens e mulheres escravizados buscavam praticar suas culturas, por meio de danças, cantos, crenças;
a medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena;
os indígenas lutaram contra a escravidão, enquanto os negros ofereceram pouca resistência ao regime escravocrata da colônia.
Neste exercício, somos convidados a analisar um trecho da canção “Canto das Três Raças”, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, em contexto do regime escravista no Brasil Colônia. A questão pede para identificarmos a alternativa INCORRETA sobre as formas de resistência de negros e indígenas durante o período colonial.
A letra da música traz à tona o lamento e a dor dos povos escravizados: indígenas que foram colocados em cativeiro e negros que, vindo da África, sofreram imensamente, mas sempre buscando resistir, por exemplo com fugas, formação de quilombos e manifestações culturais. Sabemos que a resistência dos povos escravizados à imposição colonial foi marcante e impactou muito as elites.
A alternativa que diz que “os indígenas lutaram contra a escravidão, enquanto os negros ofereceram pouca resistência ao regime escravocrata da colônia” é incorreta. As populações negras também desenvolveram diversas formas de resistência, como revoltas, motins, formação de quilombos e manutenção de suas tradições culturais. Afinal, a resistência negra é parte fundamental da história brasileira.
Assim, a opção em destaque (“E”) está em desacordo com os fatos históricos, tornando-se a alternativa INCORRETA.
Escravidão no Brasil Colônia: Teve início com a exploração do trabalho indígena e, posteriormente, massificou-se o uso de africanos escravizados, trazidos à força. Havia movimentos de resistência, como a formação de quilombos, revoltas e todas as tentativas de manter vivas as tradições culturais.
Resistência Indígena e Negra: Incluiu fugas em massa, aquilombamento, revoltas organizadas, preservação de práticas culturais, entre outras manifestações de enfrentamento ao sistema escravocrata.