Leia abaixo o trecho da entrevista dada por Chico Buarque ao jornal Pasquim em 28 de novembro de 1975:
“Chico – O negócio começou a engrossar mais com Roda Viva. Espancaram os atores e destruíram tudo em São Paulo e Porto Alegre. Aí proibiram a peça de vez, em todo o território nacional. Foi a primeira engrossada maior. Ivan – Porque entenderam ou porque não entenderam?
Chico – A história que me contam é a seguinte: em São Paulo o Comando de Caças aos Comunistas (CCC) ia empastelar outra peça. Iam acabar com a Feira de Opinião. Chegaram lá, já armados, preparados, e a peça já tinha acabado. Aí aproveitaram... (risos) Pra não perder a viagem, esculhambaram a Roda Viva.
Ivan – São desorganizados pacas.
Chico – Mais tarde, numa espécie de interrogatório, uma autoridade perguntou o que tinha na peça. A peça não tinha absolutamente nada, era sobre o meio artístico.
Jaguar – Sobre a “Máquina”.
Chico – A engrenagem que nos tritura. Aí ele disse: “Se você acha que não tinha nada, porque é que fomos obrigados a fazer o que fizemos?”
(silêncio geral)”
Fonte: SOUZA, Tárik de (org). O som do Pasquim. Rio de Janeiro: Desiderata, 2009. p. 36-37.
O espetáculo Roda Viva em São Paulo sofreu com a agressão no dia 18 de julho de 1968, poucos meses antes do estabelecimento do Ato Institucional de número 5. Com o AI-5 o Regime Militar fortaleceu-se e pôde iniciar um combate mais violento e institucionalizado contra aqueles que considerava necessários.
Sobre o que estabeleceu o AI-5 leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA:
Conferiu um novo texto constitucional, ampliando os poderes do Executivo Federal, além de permitir a cassação de parlamentares, ministros ou funcionários públicos identificados como ameaças.
Aprovou a extinção dos partidos políticos existentes até o momento, admitindo que somente dois fossem criados, um favorável ao governo e outro de oposição, nomeados posteriormente como ARENA e MDB.
Tornou legítimas eleições indiretas para todas as instâncias do Poder Executivo, desde presidentes, governadores e mesmo prefeitos. Somente as eleições para o Poder Legislativo permaneceram diretas.
Atribuiu maiores poderes ao regime militar como o de suspender direitos políticos de qualquer cidadão, abolir habeas corpus e censurar previamente meios de cultura e comunicação.
Determinou a nomeação de um novo presidente, o fechamento do Congresso Nacional e o início de um Estado de exceção que permitia ações antes consideradas ilegais contra subversivos.