Leia a tira.
(Fernando Gonsales, “Níquel Náusea”. Folha de S.Paulo, 08.06.2023)
De acordo com Rojo (2012), “... o conceito de multiletramentos – é bom enfatizar – aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente urbanas, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica da constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica.” Com base nesses apontamentos da autora, identifica-se que a multiplicidade cultural na tira se organiza
na ambiguidade do nome do inseto, explorada por um jogo de palavras a partir de “louva-deus”, sendo que ele não louva nenhum deus.
na oposição entre a visão monoteísta e a politeísta, explorada por um jogo de palavras advindo da relação singular X plural.
na complementaridade de ideias, explorada por um jogo de palavras advindo de uma gradação entre “Sim”, “Não” e “Correto”.
na contraposição entre a ideia de louvar e de não louvar, explorada em um jogo de palavras advindo da relação “Sim” e “Correto”.
na contradição exposta pelas visões monoteísta e politeísta, explorada em um jogo de palavras que, por fim, nega ambas as concepções.