Leia a seguir.
“O apelo de Taylor baseava-se na promessa de que a administração poderia se tornar uma ciência e, os trabalhadores, engrenagens de uma máquina industrial. A melhor maneira de aumentar a produtividade, ele afirmava, era adotando três normas: fracionar funções complexas em simples; avaliar tudo o que os trabalhadores podem fazer; e vincular o salário ao desempenho, concedendo bonificações aos que alcançarem os melhores resultados e demitindo os preguiçosos”.
O Estado de S. Paulo, 16/9/15.
Todas as indústrias, ofícios e artes ganharam pela divisão do trabalho, // com a experiência de que não é um só homem que faz tudo, limitando-se cada um a certo trabalho, que pela sua técnica se distingue de outros, para o poder fazer com a maior perfeição e com mais facilidade. Onde o trabalho não está assim diferenciado e repartido, onde cada qual é homem de mil ofícios, reina ainda nas indústrias a maior das barbarias.
KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes.1785, p. 14.
Os trechos anteriores contextualizam dois momentos distintos da nossa história, mas que se assemelham aos cânones do entendimento racional.
Assinale (V) para as Verdadeiras e (F) paras as falsas. Depois assinale a alternativa que representa a sequência correta sobre como se estabeleceu a divisão do conhecimento de Immanuel Kant.
( ) Deve-se à contraposição, tanto à Filosofia natural como à Filosofia moral a sua parte empírica, porque aquela tem de determinar as leis da natureza como objeto da experiência.
( ) Para identificarmos a natureza da ciência, não é preciso distinguir sempre cuidadosamente a parte empírica da parte racional e que se anteponha à Física propriamente dita (empírica) uma Metafísica da Natureza, e à Antropologia prática uma Metafísica dos Costumes.
( ) É mentira que é da mais extrema necessidade não elaborar um dia uma pura Filosofia Moral que seja completamente depurada de tudo o que possa ser somente empírico e pertença à Antropologia.
( ) Afirma-se que a Física terá, portanto, a sua parte metafísica, mas também uma parte da imanência; igualmente a moral, ainda que nesta a parte metafísica se poderia chamar especialmente Antropologia teórica.
( ) No que concerne a chamar de Filosofia a toda a empiria que se baseie em princípios da experiência, àquela, porém, em que o racionalismo se ampara em princípios, a posteriori chama-se filosofia pura.
F,F,V,V,V.
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