Leia a seguir.
A conhecida plataforma de streaming de vídeo Netflix lançou recentemente uma série, de produção russa, cujo objeto é a vida de León Trotsky, um dos mais importantes personagens da Revolução Russa. A despeito do interesse atual da mídia russa por sua história, em boa parte da história soviética Trotsky e suas teorias (o trotskismo) foram ignoradas, sendo seu nome e obra proscritos dos registros oficiais até o ano de 2001.
SREDA PRODUCTION COMPANY. Poster oficial da série de TV Trotsky. 266 × 373 pixels. Disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/File:Trotsky_(TV_series).jpg. Acesso em 14/02/2019.
Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE os motivos que levaram à proscrição de Trotsky e de sua história na URSS e posteriormente na Rússia até recentemente.
A dissolução da União Soviética em 1991 implicou na censura aos personagens e ideias do Partido Comunista em todo o território russo a partir de então, e apenas a abertura democrática liderada por Vladimir Putin a partir de 1999 reabilitou a memória dos antigos líderes soviéticos, entre eles Trotsky.
A derrota da URSS na Segunda Guerra Mundial levou ao descrédito generalizado dos ideais comunistas na Rússia e nas demais repúblicas soviéticas, descrédito este que levou à censura e ao banimento do nome de Lênin, Trotsky e Stálin da história oficial da URSS.
A descoberta da colaboração de Trotsky com os nazistas antes da eclosão da Segunda Guerra levou à rejeição popular de seu legado, fazendo com que o sistema educacional, a imprensa e os órgãos oficiais eliminassem qualquer menção ao seu nome na história soviética.
A demonstração das falhas teóricas do trotskismo frente ao pensamento de Stálin levou a Terceira Internacional a determinar, para todos os partidos comunistas a ela alinhados, o banimento de sua memória e obra.
Após perder espaço no comando da Revolução e do Partido Comunista para Stálin e seus aliados, Trotsky foi forçado ao exílio em 1929, acusado de conspiração e perseguido por agentes do stalinismo até seu assassinato em 1940. A proscrição de seu nome foi, assim, uma das dimensões da perseguição de Stálin a ele.