Leia a reportagem e o poema abaixo.
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS TEM CONSEQUÊNCIAS NO CLIMA, NA ÁGUA, NA TERRA E NA BIODIVERSIDADE.
Fonte: FAO
Roma, 11 setembro de 2013.
O impressionante volume de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente não só causa grandes perdas econômicas, como também tem impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Disponível em: <http://www.rlc.fao.org/pt/imprensa/noticias>. Acesso em: 12/09/2013. Adaptado.
O BICHO
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira
Disponível em: <http://factivel.wordpress.com/poesia/o-bicho>. Acesso em: Ago/2013.
A partir das informações e do conteúdo referente à agricultura mundial, analise as proposições abaixo e marque a INCORRETA.
O desperdício de alimentos afeta, principalmente, os países menos desenvolvidos, pois, historicamente, a maioria priorizou a agricultura patronal em detrimento da agricultura familiar.
Esse problema não afeta os países desenvolvidos, pois estes têm a sua segurança alimentar garantida.
O problema ultrapassa as fronteiras nacionais, pois o gastos para produzir alimentos geram grandes impactos, tanto financeiros quanto ambientais, afetando o mundo todo.
Um dos aspectos desse desperdício está diretamente relacionado ao consumo desenfreado, típico das nações mais desenvolvidas.
Na análise desse problema, devemos também considerar a questão humanitária, pois, enquanto temos desperdício, milhões de pessoas morrem de fome diariamente.