Leia a parte inicial do Tratado de Tordesilhas:
“EM NOME DE DEUS TODO-PODEROSO, Padre, Filho e Espírito Santo, três pessoas realmente distintas e apartadas e uma só essência divina. Manifesto e notório seja a todos quantos este público instrumento virem, como na vila de Tordesilhas, a sete dias do mês de junho, ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de Mil Quatrocentos e noventa e quatro anos, em presença de nós os secretários, escrivães e notários públicos adiante escritos, estando presentes os honrados D. Anrique Anriquez, mordomo-mor dos mui altos e mui poderosos príncipes os senhores D. Fernando e D. Isabel, per graça de Deus rei e rainha de Castela, de Leão, de Aragão, de Sicília, de Granada etc., e D. Goterre de Cardenes, contador-mor dos ditos senhores rei e rainha, e o doutor Rodrigo Maldonado, todos do conselho dos ditos senhores rei e rainha de Castela, de Leão, de Aragão, de Sicília, de Granada etc., seus procuradores abastantes de uma parte. E os honrados Rui de Sousa, senhor de Sagres e de Beringel, e D. João de Sousa, seu filho, almotacé-mor do mui alto e mui excelente senhor o senhor D. João, pela graça de Deus rei de Portugal e dos Algarves daquém e dalém-mar em África e senhor de Guiné, e Aires de Almada corregedor dos feitos cíveis em sua corte e do seu desembargo. [...]”
Disponível em: <http://purl.pt/162/1/brasil/obras/tratado_tordesilhas/ficha.html>. Acesso em: 22 ago. 2015.
Considere as afirmações a seguir:
I. O Tratado de Tordesilhas foi assinado em 1494, antes da chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e depois da chegada da frota de Cristóvão Colombo à América.
II. Através da assinatura do Tratado de Tordesilhas, as terras “descobertas e por descobrir” nas expansões marítimas foram divididas entre Portugal e Espanha, com a benção do papa Alexandre VI.
III. O Tratado de Tordesilhas tem esse nome porque foi assinado onde, na época, era a Vila de Tordesilhas, atual município de Tordesilhas, localizado na Espanha.
IV. O modo como o documento apresenta d. João, “pela graça de Deus rei de Portugal e dos Algarves daquém e dalém mar em África e senhor da Guiné”, demonstra tanto a expansão do Império Português através do Oceano Atlântico quanto seu vínculo com a Igreja de Roma.
É CORRETO afirmar que:
somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
somente as alternativas I, II e III estão corretas.
somente as alternativas III e IV estão corretas.
somente a alternativa II está incorreta.
I, II, III e IV estão corretas.