Leia a notícia.
Mulheres ganham mais espaço no mercado de trabalho. O nível de ocupação geral no Brasil cresceu 11,3% na última década, impulsionado principalmente por uma maior atuação delas, aponta o IBGE.
IBGE: mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho 7 vezes mais do que os homens.
Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/economia/mulheres-ganham-mais-espaco-no-mercado-de-trabalho> Acesso em: 10 set. 2013.
Nos últimos anos, o papel da mulher na família e na sociedade vem sendo repensado, reelaborado e recodificado. Muitos fatores influenciaram essa mudança, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, as conquistas advindas da luta do movimento feminista, a maior participação sociopolítica da mulher. Sobre a transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea, marque a opção correta.
Novas roupagens e diferentes arranjos constituem a formação familiar contemporânea. O novo e o velho padrão de formação familiar estão sempre vinculados, o que torna essa relação extremamente complexa, ou seja, demandas modernas coexistem em velhos padrões chamados de clássicos.
Antes de uma questão de gênero, a mulher hoje ainda não está preparada para competir de igual para igual e lutar pelo seu sucesso no mercado de trabalho.
A histórica desvantagem para as mulheres em relação aos salários pagos não é mais realidade no Brasil atual. Hoje, existem diferenças apenas na carga de horas trabalhadas e não de salários. Dois fatores influenciam essa diferença: a quantidade de horas trabalhadas e os setores em que predominam trabalhadores e trabalhadoras.
Somente no Brasil há uma cultura de que a mulher é mais responsável pelo cuidado dos filhos, da casa, dos idosos, mais do que os homens.
Quanto ao papel da mulher no mercado de trabalho, o Estado não tem nenhuma participação e cabe única e exclusivamente à sociedade uma estruturação dessa participação.