Leia a notícia abaixo, bem como o trecho da obra de Kant.
Xuxa sugere usar presos para testes de remédios: 'Que sirvam para alguma coisa'.
São Paulo, 26 de março de 2021.
Xuxa Meneghel, 58, causou polêmica nesta sexta-feira (26) ao defender em uma live da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro que remédios e vacinas sejam testados em presidiários. Segundo a apresentadora, assim "pelo menos eles serviriam para alguma coisa antes".
(Fonte: Portal da Folha de São Paulo)
"Dever e obrigação são as únicas denominações que temos de dar à nossa relação com a lei moral. De fato, somos membros legislantes de um reino da moral possível pela liberdade, representado pela razão prática para o nosso respeito, mas ao mesmo tempo seus súditos, não o seu soberano, e o desconhecimento de nossa posição inferior como criaturas, bem como a negação, por presunção, de respeito à lei santa, é já, segundo o espírito, uma deserção dela, mesmo que sua letra fosse observada".
(Kant, Crítica da Razão Prática)
Assinale a alternativa CORRETA.
A submissão do homem à lei moral não pode lhe retirar sua dignidade, pois esta é fundamento de sua autonomia.
A dignidade humana deve ser preservada somente na medida em que ocorre um respeito soberano à lei moral.
A relação do homem com a lei moral tem a forma da autonomia, desse modo, a dignidade humana está restrita a determinadas circunstâncias.
Não há relações dadas a priori entre lei moral e dignidade humana, pois as circunstâncias garantem a autonomia dos homens.
A autonomia moral dos homens ocorre somente enquanto se submetem à vontade de um soberano.