Leia a letra da canção “Autonomia”, da banda de rock brasileira Titãs.
“O que eu queria, o que eu sempre queria
Era conquistar a minha autonomia
O que eu queria, o que eu sempre quis
Era ser dono do meu nariz
...
Os pais são todos iguais
Prendem seus filhos na jaula
Os professores com seus lápis de cores
Te prendem na sala de aula
...
Ia pra rua, mamãe vinha atrás
Ela não me deixava em paz
Não aguentava o grupo escolar
Nem a prisão domiciliar
...
Mas o tempo foi passando
Então eu caí numa outra armadilha
Me tornei prisioneiro da minha própria família
Arranjei um emprego de professor.”
A canção aborda temas muito debatidos na sociologia e que são fundamentais para compreender a dinâmica dos papéis sociais na sociedade do presente.
Assinale a alternativa correta sobre esses papéis e as instituições ilustradas nessa canção.
A letra da canção é a experiência de vida de um adulto que apresenta sua visão, ao longo do tempo, sobre duas instituições (a família e a escola). Ele percebe que os papéis sociais de pais e educadores são similares, visto que ambos têm a função de orientar os jovens.
A letra da canção é um depoimento sobre a ditadura militar brasileira e uma crítica ao Estado brasileiro, que deve ser a instituição responsável pela organização política e econômica do país.
Por se tratar de um grupo de rock, a letra dessa canção apresenta um parecer rebelde e negativo da sociedade, imprimindo uma visão deturpada dos papéis sociais, das instituições da família e do estado.
O tema central da canção é a opressão sofrida pelo narrador, que durante a fase inicial de sua vida tem suas vontades cerceadas pelas instituições que o cercam (escola e família). Ele é induzido a se tornar um reprodutor do sistema opressor na fase adulta de sua vida.
A letra da canção aborda duas importantes instituições (a escola e o Estado), e a narrativa é fundamentada no papel secundário que tanto pais quanto educadores exercem nesses pilares da sociedade ocidental contemporânea.