Prefeitura de Erechim 2022

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


_____________________________Educador Nota 10


______________________________________________________________Por Paula Salas


01_________As aprendizagens vão muito além do universo da sala de aula. Por isso, quando os

02__professores trazem para seu componente curricular o contexto em que os alunos estão inseridos,

03__é possível engajar ___ turma, favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuir

04__para que se tornem cidadãos críticos e atuantes.

05_________Sueli Furlan, chefe do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e

06__selecionadora do Prêmio Educador Nota 10, reforça que os alunos são sujeitos que estão em

07__contato com a realidade e as vivências dos espaços públicos pelos quais circulam, e, por isso,

08__esses aspectos não podem ficar de fora das aulas. “Tudo que vivemos gera aprendizado, e o que

09__se vive no entorno faz sentido em todas as idades. O que muda é a capacidade de compreensão

10__dos estudantes, que vai ganhando complexidade”, afirma a especialista.

11_________Partindo dessa premissa, desde antes da pandemia, o professor de Geografia da EMEF

12__Duque de Caxias, em São Paulo (SP), transformou o espaço da cidade, mais especificamente o

13__bairro da escola, em objeto de estudo em suas aulas. Ele criou a iniciativa das aulas públicas,

14__nas quais saía com os estudantes para conversar e refletir sobre aspectos da Geografia enquanto

15__andavam pelo bairro do Glicério, no centro da capital paulista –“A grande pegada do meu projeto

16__é os alunos se sentirem pertencentes à escola e à cidade”, resume o educador.

17_________Mas, durante a crise causa pela Covid-19, ele se deparou com um grande problema: como

18__desenvolver esse olhar para a cidade sem poder sair de casa? Então, ele recorreu ___ tecnologia.

19__“Ele é um professor com o pé fora da escola. Ele trabalha com a Geografia ativa, em que o

20__presencial é essencial. No entanto, conseguiu reinventar a maneira de dialogar por meio de um

21__programa de caminhadas virtuais e produção de quadrinhos”, aponta Sueli.

22_________O professor utilizou fotos e vídeos de um trabalho anterior para adaptá-los ao formato de

23__história em quadrinhos (algumas em vídeo). A ideia veio a partir de um pedido da turma. “Eu

24__tinha um aluno que adorava Geografia e queria que eu mandasse imagens e desenhos”, relata.

25__A partir disso, ele decidiu fazer testes e obteve resultados positivos. Para a adaptação, utilizou

26__diversas ferramentas digitais, entre elas aplicativos de edição de imagens e vídeos. Para que os

27__alunos se vissem representados nas histórias, ele criou avatares e personagens para toda a

28__turma.

29_________Pelo Google Tour Creator, o educador elaborou caminhadas virtuais pela cidade. Também

30__gravou vídeos dando aula pelas ruas com o apoio de outro professor. Ele destaca que os alunos

31__com deficiência participaram de todas as etapas do projeto realizando as mesmas atividades que

32__o restante da turma. O educador contou com a parceria dos professores do Atendimento

33__Educacional Especializado (AEE).

34_________Com essas ações, o professor de Geografia desenvolveu de forma mais significativa tudo

35__o que estava previsto pela Secretaria de Educação. Ele pôde abordar a história do bairro e os

36__conteúdos previstos no currículo de São Paulo, como o trabalho com cartografia, mudanças na

37__paisagem, dinâmicas populacionais, desigualdade social, processos migratórios e a questão da

38__moradia, entre outros aspectos ligados ___ cidade. “O território está sempre presente no

39__currículo, tudo pode ser trabalhado atrelado ao espaço. A partir do contexto dos alunos, podemos

40__abordar diferentes componentes, valorizar a cidade e promover o sentimento de pertencimento

41__ao lugar onde moram. Eles se sentem valorizados”, conclui o professor. Segundo ele, dois dos

42__principais resultados obtidos com o projeto são o engajamento dos alunos e a permanência deles

43__na escola.


(Disponível em: Revista Nova Escola – 07/06/2022 – https://novaescola.org.br/conteudo/21261/educador-nota-10-quando-o-entorno-dos-alunos-entra-em-cena – texto adaptado especialmente para esta prova)

Leia a charge a seguir e analise as assertivas na sequência:



I. Calvin expressa o mesmo sentimento que o dos alunos participantes da prática descrita pelo texto da Revista Nova Escola.

II. No último quadrinho, Calvin demonstra insatisfação com seu desempenho escolar.


Assinale a alternativa que indica a análise correta das assertivas.

a

As proposições I e II são verdadeiras e se complementam.

b

As proposições I e II são verdadeiras, mas não se complementam.

c

A proposição I é verdadeira e a II, falsa.

d

A proposição I é falsa e a II, verdadeira.

e

As proposições I e II são falsas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar