Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
_____________________________Educador Nota 10
______________________________________________________________Por Paula Salas
01_________As aprendizagens vão muito além do universo da sala de aula. Por isso, quando os
02__professores trazem para seu componente curricular o contexto em que os alunos estão inseridos,
03__é possível engajar ___ turma, favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuir
04__para que se tornem cidadãos críticos e atuantes.
05_________Sueli Furlan, chefe do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e
06__selecionadora do Prêmio Educador Nota 10, reforça que os alunos são sujeitos que estão em
07__contato com a realidade e as vivências dos espaços públicos pelos quais circulam, e, por isso,
08__esses aspectos não podem ficar de fora das aulas. “Tudo que vivemos gera aprendizado, e o que
09__se vive no entorno faz sentido em todas as idades. O que muda é a capacidade de compreensão
10__dos estudantes, que vai ganhando complexidade”, afirma a especialista.
11_________Partindo dessa premissa, desde antes da pandemia, o professor de Geografia da EMEF
12__Duque de Caxias, em São Paulo (SP), transformou o espaço da cidade, mais especificamente o
13__bairro da escola, em objeto de estudo em suas aulas. Ele criou a iniciativa das aulas públicas,
14__nas quais saía com os estudantes para conversar e refletir sobre aspectos da Geografia enquanto
15__andavam pelo bairro do Glicério, no centro da capital paulista –“A grande pegada do meu projeto
16__é os alunos se sentirem pertencentes à escola e à cidade”, resume o educador.
17_________Mas, durante a crise causa pela Covid-19, ele se deparou com um grande problema: como
18__desenvolver esse olhar para a cidade sem poder sair de casa? Então, ele recorreu ___ tecnologia.
19__“Ele é um professor com o pé fora da escola. Ele trabalha com a Geografia ativa, em que o
20__presencial é essencial. No entanto, conseguiu reinventar a maneira de dialogar por meio de um
21__programa de caminhadas virtuais e produção de quadrinhos”, aponta Sueli.
22_________O professor utilizou fotos e vídeos de um trabalho anterior para adaptá-los ao formato de
23__história em quadrinhos (algumas em vídeo). A ideia veio a partir de um pedido da turma. “Eu
24__tinha um aluno que adorava Geografia e queria que eu mandasse imagens e desenhos”, relata.
25__A partir disso, ele decidiu fazer testes e obteve resultados positivos. Para a adaptação, utilizou
26__diversas ferramentas digitais, entre elas aplicativos de edição de imagens e vídeos. Para que os
27__alunos se vissem representados nas histórias, ele criou avatares e personagens para toda a
28__turma.
29_________Pelo Google Tour Creator, o educador elaborou caminhadas virtuais pela cidade. Também
30__gravou vídeos dando aula pelas ruas com o apoio de outro professor. Ele destaca que os alunos
31__com deficiência participaram de todas as etapas do projeto realizando as mesmas atividades que
32__o restante da turma. O educador contou com a parceria dos professores do Atendimento
33__Educacional Especializado (AEE).
34_________Com essas ações, o professor de Geografia desenvolveu de forma mais significativa tudo
35__o que estava previsto pela Secretaria de Educação. Ele pôde abordar a história do bairro e os
36__conteúdos previstos no currículo de São Paulo, como o trabalho com cartografia, mudanças na
37__paisagem, dinâmicas populacionais, desigualdade social, processos migratórios e a questão da
38__moradia, entre outros aspectos ligados ___ cidade. “O território está sempre presente no
39__currículo, tudo pode ser trabalhado atrelado ao espaço. A partir do contexto dos alunos, podemos
40__abordar diferentes componentes, valorizar a cidade e promover o sentimento de pertencimento
41__ao lugar onde moram. Eles se sentem valorizados”, conclui o professor. Segundo ele, dois dos
42__principais resultados obtidos com o projeto são o engajamento dos alunos e a permanência deles
43__na escola.
(Disponível em: Revista Nova Escola – 07/06/2022 – https://novaescola.org.br/conteudo/21261/educador-nota-10-quando-o-entorno-dos-alunos-entra-em-cena – texto adaptado especialmente para esta prova)
Leia a charge a seguir e analise as assertivas na sequência:
I. Calvin expressa o mesmo sentimento que o dos alunos participantes da prática descrita pelo texto da Revista Nova Escola.
II. No último quadrinho, Calvin demonstra insatisfação com seu desempenho escolar.
Assinale a alternativa que indica a análise correta das assertivas.
As proposições I e II são verdadeiras e se complementam.
As proposições I e II são verdadeiras, mas não se complementam.
A proposição I é verdadeira e a II, falsa.
A proposição I é falsa e a II, verdadeira.
As proposições I e II são falsas.