Leia a afirmação a seguir do crítico literário Alfredo Bosi.
“O Realismo se tingirá de naturalismo, no romance e no conto, sempre que fizer personagens e enredos submeterem-se ao destino cego das ‘leis naturais’ que a ciência da época julgava ter codificado [...]”.
Tendo em vista a afirmação de Bosi, assinale a alternativa correta.
O Naturalismo pode ser compreendido como uma forma intensificada do Realismo. Assim, ao focalizarem o determinismo das leis naturais, as obras naturalistas se tingem de cores mais expressivas do que se observa em obras realistas.
Tanto o Realismo quanto o Naturalismo se valem, na prosa ficcional, de teorias cientificistas, como o determinismo, segundo o qual o destino do homem é determinado pela raça, pelo meio, pelo temperamento.
Diferentemente das obras naturalistas, as obras realistas, valorizando a objetividade e a cientificidade, submetem personagens e enredos ao determinismo das leis naturais. Assim, o homem é analisado cientificamente, como se fosse um experimento.
Em consonância com as leis naturais de teor cientificista, tanto os escritores realistas quanto os naturalistas pretendiam fazer uma literatura antiburguesa, antimonárquica e anticlerical, com base em uma postura crítica que lhes permitisse construir um retrato objetivo e imparcial da sociedade.
Ao contrário dos escritores naturalistas, os escritores realistas retratavam o comportamento humano como um produto de leis naturais, uma decorrência de fatores biológicos, tendo sua obra um caráter evolucionista.