Lei proíbe canudos de plástico em bares, restaurantes e hotéis de Santos
Lei começa a valer somente em 2019 na Cidade. Multa para quem desrespeitar a lei pode chegar a R\$ 1 mil.
Os canudos de plástico estarão proibidos em bares, restaurantes, hotéis e pensões de Santos, no litoral de São Paulo, a partir de 2019. A medida é estabelecida pela Lei Complementar 1.010, que foi sancionada nesta terça-feira (31).
A multa para estabelecimentos que desrespeitarem a nova regra vai variar de R\$ 500 a R\$ 1 mil. Para canudos feitos de materiais alternativos como papel ou metal, continua valendo a obrigação da embalagem em papel, conforme a legislação municipal. Como a lei começa a valer somente em 2019, os comerciantes terão um semestre para se adaptar a nova medida. O mundo declarou guerra ao canudo de plástico. Segundo dados da ONG Ocean Conservancy, sediada nos Estados Unidos, foi o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo no ano passado. No Brasil, o município do Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade brasileira a proibir seu uso.
Adaptado de: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2018/08/01
A alternativa correta acerca da relação do impacto da utilização do canudinho de plástico no ecossistema marinho é:
A medida visa a preservação do meio ambiente marinho, uma vez que o canudinho plástico representa cerca de 100% do lixo descartado no mar.
O plástico é um produto biodegradável e a utilização de bactérias que digerem esse material seria uma solução para o problema.
Com o tempo e ações de forças da natureza como as marés e os raios ultravioleta, o material se quebra em partículas menores que 5 micrômetros e estas contaminam o solo, o mar e o ar.
O descarte de canudinhos plásticos é um problema limitado ao ecossistema marinho. Portanto, pode ser realizado no lixo comum.
A proibição do uso de canudinho plástico representa uma redução de cerca de 80% de todo lixo mundial.