PUC-Campinas Direito 2015

Lê-se numa crônica de Manuel Bandeira, escrita em 1934:

 

Tenho um amigo que andou alguns anos na Alemanha onde gozou, como bom brasileiro, da liberdade de costumes que vai por lá. Mas parece que houve um momento em que se descuidou, e o resultado foi uma paternidade, bravamente aceita. Voltou para o Brasil, veio depois a vitória nazista, e agora chega uma carta em que se lhe pede que prove perante os tribunais alemães a sua qualidade de ariano. (...) A carta acabava como acabam hoje todas as cartas dos alemães que se conformaram com o nazismo – com um “Heil Hitler!”, como quem diz “ciao”.

 

(Crônicas inéditas. São Paulo: Cosac Naify, 2009, p. 160. Org. por Julio Castañon Guimarães)


Soube-se depois que esse “amigo” a que discretamente se referia Manuel Bandeira era Sérgio Buarque de Holanda, autor de Raízes do Brasil, um clássico da época, assim como o foi Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.

A Segunda Guerra Mundial eclodiu quando Hitler começou a aplicar seu programa internacional de expansão nazista na Europa. Um dos antecedentes dessa Guerra é:

a

A chamada Paz Armada, que estimulou a formação de alianças diplomáticas e político-militares entre as potências europeias, quase sempre secretas, seguida de uma acelerada corrida armamentista.

b

O apoio dos russos ao nacionalismo sérvio, que pretendia incorporar todas as populações de origem eslava numa única e poderosa entidade política, que ficou conhecida como a Grande Sérvia.

c

O cenário de tensão desenhado a partir da década de 1920, no qual a Alemanha, disposta a conquistar a supremacia mundial, criou áreas de atritos com as demais potências na partilha da África.

d

Os confrontos políticos, militares e econômicos que envolveram países poderosos como a Inglaterra, França, Alemanha e os Impérios Austro-húngaro e Russo, além de Estados agressivamente nacionalistas.

e

A Grande Depressão, que ao intensificar a disputa pelos mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas, levou a políticas protecionistas dos mercados nacionais, reacendendo velhas rivalidades.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar