LAGO DE ÁGUA SALGADA EM ESTADO LÍQUIDO É DESCOBERTO EM MARTE
Um maciço lago subterrâneo foi detectado em Marte pela primeira vez, o que representa o maior corpo de água em estado líquido já encontrado no Planeta Vermelho, segundo anunciaram nessa quarta-feira, 25 de julho de 2018. Com a descoberta de água líquida, em grande quantidade e em temperatura razoável, a região se torna promissora para a procura por micro-organismos marcianos, mas há um problema: como o solo dessa região em Marte é muito rico em sais, em especial o perclorato, a água do local deve ser salobra – o que garante que ela não congele, mas também torne o ambiente mais hostil à vida.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/primeiro-lagode-agua-liquida-e-descoberto-em-marte/. Acesso em: 31 jul. 2018. (Adaptado).
Com relação à composição química da água de Marte, pode-se afirmar que
trata de uma mistura heterogênea, já que todo perclorato é insolúvel em água.
as ligações químicas existentes entre o perclorato e a água são do tipo dipolo permanente.
as ligações químicas intermoleculares presentes na água são mais intensas que as ligações químicas intramoleculares presentes no perclorato.
as ligações químicas existentes entre o perclorato e a água são do tipo íon-dipolo e são mais intensas que as ligações de hidrogênio.
a presença de sais dissolvidos na água de Marte faz que a temperatura de ebulição da água diminua e a de congelamento aumente.