Karl Marx e Émile Durkheim elaboraram proposições que se tornaram referenciais para a análise da divisão social. Ambos, de perspectivas distintas, incorporaram o conceito de classe em suas análises. Sobre a temática "classe social", analise as proposições abaixo.
I
Para Marx, as classes sociais expressam, na maior parte da história, posições antagônicas no processo de produção da vida material, traduzindo -se em uma oposição entre classe dominante e classe dominada. Já para Durkheim, embora as classes sociais se originem na divisão social do trabalho, elas tendem à integração (solidariedade orgânica) e não ao conflito.
II
A luta de classes é apreendida como a fonte de dinamicidade histórica na abordagem de Karl Marx. Durkheim assume posição distinta e não atribui importância decisiva ao conflito entre as classes sociais.
III
Para Marx, embora a luta de classes fosse considerada o “motor da história”, era a integração não conflituosa dos homens no processo de produção que marcaria a vida social até o momento histórico de ascensão do socialismo.
IV
Para Durkheim, quando as classes sociais não conseguem apreender corretamente o seu papel na história, temos a emergência da “anomia social”.
Estão corretas as proposições
I e III.
I e II.
II e IV.
III e IV.