Prefeitura de Santa Mercedes 2018

Jussara Hoffmann, em Avaliação na Pré-Escola, conceber o avaliar implica em conceber a criança que se avalia, pois essa não é uma prática neutra ou descontextualizada como procura se caracterizar a avaliação no ensino regular, em que os professores determinam sentenças sobre os alunos sem perceber o seu alienável compromisso com os julgamentos proferidos. Segundo a autora,

a

essa é a postura avaliativa tradicional do ensino regular que classifica os alunos ao final de períodos, em aprovados e reprovados, oposta a um significado de comprometimento do professor para melhoria do seu aprendizado, do comprometimento do professor com seu repensar pedagógico.

b

o modelo de avaliação classificatória não se faz presente nas instituições de educação infantil quando, para elas, avaliar é registrar ao final de um semestre (periodicidade mais frequente na pré-escola) os “comportamentos que a criança apresentou”, utilizando-se, para isso, de listagens sem variação de comportamentos a serem classificados a partir de escalas comparativas, tais como: satisfatório, parcialmente satisfatório, insatisfatório.

c

a prática usual, em Educação Infantil, não revela o preenchimento dos instrumentos de avaliação ao final de longos períodos (semestres, por exemplo), com listagens de aspectos uniformes sobre crianças em idades diversas, terminologias vagas e imprecisas ou referindo-se a atividades e áreas do desenvolvimento da criança que não foram trabalhadas pelo professor.

d

a Educação Infantil não passa por esse processo, desse modelo seletivo, absorvendo práticas do regime seriado do ensino regular.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar