Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1.(__)A avaliação formativa permite que o(a) professor(a) acompanhe o aprendizado dos estudantes mediante análise dos objetivos propostos.
2.(__)A avaliação diagnóstica deve ser aplicada várias vezes ao longo do ano letivo.
3.(__)A avaliação somativa, via de regra, é realizada mediante formulários de autoavaliação.
A sequência CORRETA é:
1.V, 2.V, 3.F.
1.F, 2.V, 3.F.
1.V, 2.F, 3.F.
1.F, 2.V, 3.V.
O aluno deve compreender os diferentes tipos de avaliação que podem ser aplicados em um contexto educacional. A avaliação formativa é uma ferramenta de acompanhamento contínuo que busca identificar avanços e dificuldades dos estudantes para fornecer feedbacks construtivos. A avaliação diagnóstica serve para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre um determinado conteúdo, sendo comumente aplicada no início de um ciclo de aprendizado. A avaliação somativa ocorre ao final de um período de aprendizagem e serve para quantificar o desempenho dos estudantes, raramente sendo realizada por meio de autoavaliação.
Reflita sobre quando cada tipo de avaliação é aplicado durante o período letivo.
Considere o propósito da avaliação somativa e quem normalmente a aplica.
Pense sobre a frequência com que a avaliação diagnóstica é necessária no contexto de um ano letivo.
Confundir avaliação formativa com avaliação somativa.
Acreditar que a autoavaliação é um método comum na avaliação somativa.
Pensar que a avaliação diagnóstica deve ser aplicada repetidas vezes ao longo do ano.
Avaliação Formativa: Voltada para o acompanhamento do processo de aprendizagem, permitindo intervenções pedagógicas durante o período letivo.
Avaliação Diagnóstica: Realizada para identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo ou etapa de ensino.
Avaliação Somativa: Aplicada ao final de um período letivo para medir o que os estudantes aprenderam.