JPV, 25 anos, do sexo masculino, casado, natural e procedente de Campina Grande (PB), foi encaminhado ao serviço de endocrinologia pela equipe cirúrgica do Hospital Santa Clara, para avaliação de ginecomastia. O paciente queixava-se de aumento progressivo da mama direita há cerca de três anos, com aumento subsequente da mama esquerda, com dor local e ausência de galactorréia, associados à atrofia testicular, além de sinais de labilidade emocional decorrente do quadro. Ao exame clínico o paciente apresentava biótipo eunucóide, com altura de 170cm, peso de 76kg e índice de massa corporal (IMC) de 26kg/m2. Baseado na história clínica e fundamentação genética pode-se afirmar:
I. JPV apresenta síndrome de Turner, onde zigoto com somente um cromossomo X e ausência de um segundo cromossomo sexual (X0).
II. JPV apresenta síndrome de Klinefelter, homem com um cromossomo X extra (XXY).
III. Provavelmente, JPV, apresenta dois Y extras (XYYY), é um homem aparentemente normal, exceto que ele provavelmente será mais alto do que a média.
IV. JPV apresenta um número cromossômico anormal, que pode ser resultado da não disjunção de qualquer das duas divisões meióticas, que podem ser distintos por análise genética.
V. A ausência de um cromossomo sexual, independentemente do cromossomo afetado, invariavelmente torna-se letal em algum estágio durante o desenvolvimento embrionário ou fetal.
Marque a opção correta: