José de Alencar, Gonçalves Dias e Castro Alves são conhecidas figuras de nosso Romantismo. Em suas obras, podemos constatar algumas das ‘marcas características’ do projeto literário romântico’, a saber:
interpretação da realidade, pelo filtro da racionalidade e da objetividade, como em O canto do Guerreiro, produção literária de Antônio Gonçalves Dias.
valorização de nossa nacionalidade e construção de nossa identidade cultural e linguística, como podemos ver nos romances indianistas de José de Alencar.
culto à idealização da pátria, que distancia os poetas românticos dos problemas advindos do sistema econômico baseado na escravidão de negros, como na poesia de Castro Alves.
crítica aos costumes urbanos da época, sobretudo aqueles que exibiam aspectos visivelmente condenáveis, como se vê no poema indianista I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
o empenho por criar um “novo ponto de vista e uma nova visão sobre o indígena”, como se pode constatar em poemas de Castro Alves, o último dos poetas românticos.