UNCISAL 2013

 José de Alencar e Gonçalves Dias são os dois principais autores do indianismo romântico brasileiro, situado cronologicamente no século XIX. Dadas as proposições seguintes,

I. José de Alencar se consagra como o primeiro grande romancista brasileiro. Em suas obras indianistas, entre as quais merecem destaque O Guarani e Senhora, predominam a idealização do índio e a valorização da relação amorosa.

II. Gonçalves Dias elabora diversos poemas em que os índios são representados como fortes guerreiros, como ocorre em “Deprecação” e “O Canto do Piaga”, entre outros.

III. Alencar elaborou, em suas narrativas indianistas, uma imagem romântica do índio nas quais há uma associação entre os traços fisionômicos dessa personagem e elementos da fauna e da flora brasileiras, ambas celebradas como exemplos de perfeição e beleza.

IV. O maranhense Gonçalves Dias é um consagrado romancista, cuja obra principal é Juca Pirama; já o cearense José de Alencar se notabilizou por seus poemas narrativos de dimensões épicas, como Macunaíma, publicado em 1928.

a

I, II, III e IV.

b

I, apenas.

c

II, III e IV, apenas.

d

II e III, apenas.

e

I, II e III, apenas.

Ver resposta
Ver resposta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar