João trabalha com iniciação ao handebol e sempre utiliza o jogo da queimada como pré-desportivo, antes de colocar os alunos para jogar o handebol propriamente dito. Podemos afirmar que essa é uma conduta correta porque
o ensino de esporte sem uma prática lúdica anterior implica em uma especialização esportiva precoce prejudicial aos jovens.
serve como forma de aumentar a variabilidade de prática dos jovens com as habilidades de correr, passar e arremessar, mesmo sabendo que não haverá transferência de aprendizagem.
embora não exista nenhuma transferência de aprendizagem entre a queimada e o handebol, os jovens precisam se familiarizar com o manejo da bola e perder o medo de receberem boladas.
apesar do risco de haver uma transferência de aprendizagem negativa, ou seja, as habilidades do jogo de queimada dificultarem no desenvolvimento do handebol, a prática lúdica fortalece o gosto pelo esporte.
haverá uma transferência de aprendizagem positiva, ou seja, as habilidades aprendidas no jogo queimada, como passe e arremesso, ajudarão no desenvolvimento das habilidades do handebol.