Jean Piaget (1999), no livro “Seis estudos de psicologia” aborda sobre os problemas da psicologia genética. Assinale a alternativa que não está de acordo com as concepções do referido autor.
Toda pesquisa em psicologia científica deve partir do desenvolvimento e que a formação dos mecanismos mentais na criança é o que melhor explica a natureza e o funcionamento dos mesmos no adulto.
O objetivo essencial da psicologia infantil nos parece, portanto, a constituição de um método explicativo para a psicologia científica em geral, ou seja, o fornecimento de uma dimensão genética indispensável à solução de todos os problemas mentais.
No domínio da inteligência, é impossível fornecer uma interpretação psicológica exata das operações lógicas, das noções de número, de espaço, de tempo etc., sem estudar previamente o desenvolvimento destas operações e destas noções: desenvolvimento social, bem entendido, na história das sociedades e das diversas formas coletivas de pensamento (história do pensamento científico em particular), e também desenvolvimento individual (o que não tem nada de contraditório, pois o desenvolvimento da criança constitui, entre outros, uma socialização progressiva do indivíduo).
No campo das percepções, é possível construir uma teoria exata das "inconstâncias" perceptivas, das ilusões geométricas, das estruturações do espaço perceptivo, segundo as coordenadas horizontais e verticais etc., sem a necessidade de estudar, previamente, o desenvolvimento destes fenômenos.