FBD 2017/2

  Já não é de hoje que se discutem os efeitos excludentes das atuais mutações do trabalho, sob o impacto da reestruturação produtiva em tempos de revolução tecnológica e globalização da economia. No entanto, ainda pouco se sabe sobre as configurações societárias que vêm sendo urdidas nas dobras dessas transformações. Entre, de um lado, os artefatos da “cidade global” sob o foco dos debates entre urbanistas e pesquisadores da economia urbana e, de outro, os “pobres” e “excluídos” tipificados como público-alvo das políticas ditas de inserção social, há toda uma trama social que resta conhecer. E é isso justamente que situa o terreno em que ganha pertinência relançar a discussão sobre os sentidos e os lugares do trabalho na tessitura do mundo social. Se o trabalho não mais estrutura as promessas de progresso social, se os coletivos “de classe” foram desfeitos sob as injunções do trabalho precário, se direitos e sindicatos não mais operam como referências para as maiorias, se tudo isso mostra que os “tempos fordistas” já se foram, o trabalho não deixa de ser uma dimensão estruturante da vida social.

TELLES, Vera da Silva. Mutações do trabalho e experiência urbana. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf>. Acesso em: mar. 2017. Adaptado.

 

A articulista analisa o território das cidades como uma síntese de novas relações entre vida, tempo e trabalho, em que desigualdades acontecem.

Sobre os elementos linguísticos que estruturam o texto, é correto afirmar:

a

A locução conjuntiva “no entanto”, em “No entanto, ainda pouco se sabe”, estabelece com o periodo anterior uma relação conclusiva.

b

A palavra “se”, em “ainda pouco se sabe sobre”, indica a condição para que a ação expressa a seguir se efetive.

c

O termo coesivo “que”, em “que vêm sendo urdidas...”, resgata a expressão “as configurações societárias” e exerce função subjetiva. 

d

O pronome “essas”, presente na contração “dessas”, em “nas dobras dessas transformações.”, antecipa, catafórica e contextualmente, a ideia explicitada por “artefatos da ‘cidade global’”.

e

O pronome indefinido “tudo”, em “se tudo isso mostra...”, reforçado pelo demonstrativo “isso”,sintetiza o que foi dito antes, para desconstruir adiante o valor do trabalho na vida social.

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Resposta
C

Resolução

Resolução detalhada

Para responder a esta questão, é preciso identificar a função e o tipo de cada elemento linguístico apresentado nas alternativas, relacionando-os ao contexto do trecho retirado do texto de Vera da Silva Telles.

  1. Localize no texto o elemento linguístico mencionado em cada opção.
  2. Identifique sua categoria (conjunção, pronome relativo, pronome apassivador, pronome indefinido, etc.).
  3. Analise sua função sintática ou semântica: conectar ideias (coesão discursiva) ou exercer papel sintático (sujeito, objeto, adjunto).
  4. Verifique se a descrição dada pela alternativa condiz com o uso do elemento no contexto.
  5. Selecione a alternativa cujo enunciado esteja de acordo com o uso real do elemento no texto.

Aplicando esses passos, chega-se à opção C como correta: o "que" é pronome relativo com função sintática de sujeito, retomando "as configurações societárias" no início da oração.

Dicas

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Observe se o "se" está transformando o verbo em voz passiva ou estabelecendo condição.
Verifique qual termo "que" retoma e qual é sua função na oração subordinada.
Lembre-se de que "no entanto" cria contraste, não conclusão.

Erros Comuns

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Confundir a função adversativa de "no entanto" com valor conclusivo.
Interpretar o "se" de voz passiva como conjunção condicional.
Não identificar corretamente o antecedente do pronome relativo "que".
Acreditar que "dessas" tem valor catafórico quando é retomada anafórica.
Pensar que o trecho com "tudo isso" visa desvalorizar o trabalho.
Revisão

Revisão de conceitos

  • Pronome relativo: retoma um termo antecedente e introduz oração subordinada, podendo exercer funções sintáticas (sujeito, objeto, adjunto, etc.).
  • Conjunções coordenativas: ligam orações ou termos de mesma função. Ex.: no entanto (adversativa).
  • Pronome apassivador se: transforma o verbo em voz passiva sintética ("ainda pouco se sabe").
  • Pronome indefinido tudo: retoma e generaliza ideias anteriores.
  • Catafórico x anafórico: catafórico antecipa algo que vem a seguir; anafórico retoma algo já mencionado.
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