OBMEP 2014

Isabel tem oito saquinhos com 3, 4, 7, 9, 11, 12, 13 e 16 balas, respectivamente. Ela distribuiu os saquinhos para três crianças, de tal modo que cada uma delas recebeu a mesma quantidade de balas. Uma das crianças recebeu o saquinho com 4 balas. Dentre os saquinhos que essa criança recebeu, qual continha mais balas?
a
O saquinho com 9 balas.
b
O saquinho com 11 balas.
c
O saquinho com 12 balas.
d
O saquinho com 13 balas.
e
O saquinho com 16 balas.
Ver resposta
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Resposta
B

Resolução

Primeiro calcule o total de balas nos oito saquinhos:

\(3+4+7+9+11+12+13+16=75\) balas.

Como elas foram distribuídas igualmente para 3 crianças, cada uma deve receber

\[\frac{75}{3}=25\] balas.

Uma das crianças recebeu o saquinho com 4 balas. Precisamos formar, junto com ele, outros saquinhos que completem exatamente 25 balas.

1. Procure combinações que, somadas a 4, dêem 25 (isto é, que somem 21):

  • 9 + 12 = 21
  • 3 + 7 + 11 = 21

Testemos cada possibilidade e verifiquemos se o que sobra ainda dá dois grupos de 25:

a) Combinação \(\{4,9,12\}\rightarrow25\)

Restariam \(\{3,7,11,13,16\}\) (50 balas). Não existe subconjunto desses que some 25, portanto essa divisão é impossível.

b) Combinação \(\{4,3,7,11\}\rightarrow25\)

Sobram \(\{9,12,13,16\}\) (50 balas). Agora é possível:

  • \(16 + 9 = 25\)
  • \(13 + 12 = 25\)

Logo, a única partição viável é:

  • Criança 1: \(4,3,7,11\) → 25 balas
  • Criança 2: \(16,9\) → 25 balas
  • Criança 3: \(13,12\) → 25 balas

Assim, dentre os saquinhos recebidos pela criança que ficou com o saquinho de 4 balas, o que contém mais balas é o saquinho com 11 balas.

Dicas

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Calcule quantas balas cada criança deve receber.
Encontre combinações que, junto com 4 balas, completem esse valor.
Verifique se o que sobra ainda se divide em dois grupos iguais.

Erros Comuns

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Esquecer de verificar se o restante dos saquinhos também precisa somar 25, aceitando a combinação 4+9+12.
Supor que o maior número possível (16) estaria automaticamente com a mesma criança do 4.
Não calcular o total de balas antes de procurar as combinações.
Revisão
  • Soma total e média: Dividir igualmente implica somar tudo e dividir pelo número de grupos.
  • Subconjunto com soma fixa (problema de partição): encontrar subconjuntos de valores que atinjam um total específico.
  • Eliminação de casos: testar combinações e verificar se o restante também se ajusta às condições.
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