Interessantemente, a dualidade matéria/vida nos animais já aparecia na escola socrática, da qual Aristóteles era membro. Nela, havia o pensamento de que entre os animais superiores, o “sopro vital” passaria para os descendentes por meio da reprodução. Entretanto, Aristóteles acreditava que alguns seres como os insetos, enguias e ostras apareciam de forma espontânea. Essa concepção é conhecida como “Geração Espontânea”. Contextualizando então a definição de “vida” a partir dessa informação, assinale a opção correta.
Um experimento de laboratório de Louis Pasteur (1822-1895) validou o pensamento de Aristóteles e a ideia da geração espontânea.
Jean Baptista Lamarck (1894-1980) procurou entender a origem da vida como parte da evolução de reações bioquímicas, mediante a competição e seleção darwiniana, na terra pré- biótica (antes do surgimento da vida).
Um conceito moderno, posterior à invenção do microscópio e à descoberta do código genético é o de que um organismo vivo é baseado na célula, onde a informação genética está codificada no DNA (ácido desoxirribonucleico) e se expressa na forma de aminoácidos.
Apenas quatro elementos químicos – carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio (CHON) – somam 99,9% da matéria viva. Eles estão entre os cinco mais abundantes do Universo, só deixando de fora o hélio, que não faz ligações químicas.