Interações animais-plantas são complexas e importantes para a manutenção da biodiversidade. Um exemplo é a interação entre a Pouteria bullata e algumas espécies de mamíferos. A Pouteria, popularmente conhecida como guapeva-vermelha, é uma espécie exclusiva da Mata Atlântica que produz frutos suculentos e adocicados, com sementes grandes demais para serem engolidas e dispersas por pássaros e pequenos mamíferos. Por isso essa planta depende exclusivamente de primatas como o bugio (Alouatta guariba) e o muriqui (Brachyteles arachnoides) para dispersar seu material genético e perpetuar a espécie. Em locais onde esses mamíferos desapareceram, também já não é possível encontrar a guapeva-vermelha, classificada como “vulnerável” na lista de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). E, de acordo com um estudo publicado na revista Biotropica, justamente esses animais importantes para a dispersão de sementes são os primeiros a sumir em decorrência do desmatamento da Mata Atlântica.
Fonte: https://agencia.fapesp.br/animais-essenciais-para-a-dispersao-de-sementes-na-mata-atlantica-sao-os-primeiros-a-sumir- -com-o-desmate/38122/ - acesso 20/03/2022
Considerando a interação ecológica mencionada acima, assinale a alternativa CORRETA.
Seres autotróficos como o bugio e o muriqui são os consumidores.
A guapeva-vermelha, um ser heterotrófico, é um produtor de biomassa.
A pirâmide de biomassa de comunidades terrestres, como a comunidade dos seres mencionados acima, apresenta base larga e ápice estreito.
A pirâmide de energia pode ser representada com configurações variáveis, conforme a comunidade. Neste caso a pirâmide é típica, com base estreita e ápice largo.
Na pirâmide de biomassa, a guapeva-vermelha está representada na base. Nessa pirâmide, a base é mais estreita e o ápice é mais largo porque nela é representada a quantidade de biomassa acumulada nos diferentes níveis.