IFRS Superior 2019/2

INSTRUCCIÓN: Lee el texto para contestar la pregunta.

 

El visitante (de Gabriel García Márquez)

 

Dos exploradores lograron refugiarse en una cabaña abandonada, después de haber vivido tres
angustiosos días extraviados en la nieve. Al cabo de otros tres días, uno de ellos murió. El
sobreviviente excavó una fosa en la nieve, a unos cien metros de la cabaña, y sepultó el cadáver. Al
día siguiente, sin embargo, al despertar de su primer sueño apacible, lo encontró otra vez dentro de la
[05] casa, muerto y petrificado por el hielo, pero sentado como un visitante formal frente a su cama. Lo
sepultó de nuevo, tal vez en una tumba más distante, pero al despertar al día siguiente volvió a
encontrarlo sentado frente a su cama. Entonces perdió la razón. Por el diario que había llevado hasta
entonces se pudo conocer la verdad de su historia. Entre ____ muchas explicaciones que trataron
____ darse ____ enigma, ____ parecía ser ____ más verosímil: el sobreviviente se había sentido tan
[10] afectado por su soledad que él mismo desenterraba dormido el cadáver que enterraba despierto.

Es INCORRECTA la formación de plural, de una palabra del texto, que aparece en la alternativa:

a

cabaña (l.03) – cabañas

b

cadáver (l. 03) – cadáveries

c

vez (l. 04) – veces

d

hielo (l. 05) – hielos

e

verosímil (l. 09) – verosímiles

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B

Resolução

Solução detalhada:

A questão pede para identificarmos a formação de plural incorreta presente nas alternativas. Vejamos cada uma:

  • A) cabaña → cabañas: o normal em espanhol é adicionar “-s” a palavras terminadas em vogal. Assim, “cabaña / cabañas” está correto.
  • B) cadáver → cadáveries: o plural correto de “cadáver” em espanhol é “cadáveres”. Portanto, “cadáveries” está incorreto.
  • C) vez → veces: este é o plural padrão “z → c + es” em espanhol, então está correto.
  • D) hielo → hielos: forma-se o plural adicionando “-s” já que a palavra termina em vogal, está correto.
  • E) verosímil → verosímiles: o plural é feito com a terminação “-es” para substantivos ou adjetivos terminados em consoante “l” em espanhol, então “verosímiles” está correto.

Assim, a única formação de plural incorreta é a da alternativa B.

Dicas

expand_more
Relembre as regras gerais para formar plural em espanhol.
Cheque se a palavra termina em consoante ou em vogal.
Verifique se a palavra é irregular ou regular.

Erros Comuns

expand_more
Esquecer regras regulares e mudar letras de forma desnecessária (por exemplo, colocar '-ies' quando se pede apenas '-es').
Achar que palavras terminadas em 'r' podem ser flexionadas simplesmente adicionando 's' sem checar o uso real do idioma.
Revisão

Para formar o plural em espanhol, há algumas regras básicas:

  • Se a palavra termina em vogal (a, e, i, o, u), acrescenta-se a letra -s para o plural.
  • Se a palavra termina em consoante, acrescenta-se -es, como “árbol / árboles”, “verosímil / verosímiles”, etc.
  • Há casos específicos de substantivos terminados em “z”, em que a consoante “z” se transforma em “c” antes de acrescentar -es, como “vez / veces”.
  • Há também algumas palavras irregulares, como “el lápiz / los lápices”.

Neste caso, “cadáver” pede o plural “cadáveres”.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar