INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto.
TEXTO
As câmeras de vigilância estão em todos os lu-
gares. No começo, a novidade incomodava, evocava
um mundo controlado, totalitário. Mas logo nos demos
conta de que elas inibem e esclarecem crimes, aju-
[5] dam em coisas prosaicas, como controlar o trânsito.
É uma vigilância barata, segura, muitas mais virão.
Porém, a presença de câmeras na escola coloca
outras questões. O objetivo seria o mesmo, proteger
e prevenir. As intenções são louváveis, mas não se
[10] pode ignorar um fator fundamental: a escola é a
primeira socialização não controlada pelos pais e é
necessário que assim seja. Com o olhar vigilante e
onipresente da família não se cresce. Crescemos
quando resolvemos sozinhos nossos problemas,
[15] quando administramos entre os colegas as querelas
nem sempre fáceis. Entre as crianças, inúmeras
rusgas se resolvem sozinhas, os pais nem ficam
sabendo, e é ótimo que assim seja.
O bullying deve ser combatido, mas não dessa
[20] forma. O preço a pagar pela suposta segurança com-
promete a essência de uma das funções da escola,
que é aprender a viver em sociedade sem os pais e
a sua proteção, evocada pela presença da câmera.
Na sala de aula e no pátio da escola cada um
[25] vale por si. É preciso aprender a respeitar e ser res-
peitado. Nós todos já passamos por isso e sabemos
como era difícil. Não existe outra forma, é isso ou a
infantilização perpétua. A transição da casa para
a escola nunca vai ser amena.
[30] Essa proposta de vigilância não se ancora em
razões pedagógicas, e sim na angústia dos pais em
controlar seus filhos. Não creio que seja a escola que
reivindica câmeras, mas quem a paga. São os pais
inseguros que querem estender seu olhar para onde
[35] não devem. Existe uma correlação forte entre pais
controladores e filhos imaturos, adolescentes eternos
que demoram para assumir responsabilidades. É
possível cuidar dos nossos filhos mesmo permitindo
a eles experiências longe dos nossos olhos. A escola
[40] é deles, esse é o seu espaço e seu desafio.
CORSO, Mário. Câmeras na escola. Zero Hora, 05/06/2013. (fragmento adaptado)
Em relação à pontuação do texto, afirma-se:
I. O uso de dois pontos em lugar da vírgula, na linha 08, reforçaria a coesão entre as ideias.
II. O uso de vírgulas ao invés de “e”, nas linhas 03 e 14, denota que a enumeração de tópicos pode conter outros elementos.
III. Seria correto eliminar a vírgula que segue “escola”, na linha 21, pois ela é opcional.
IV. Seria correto e conveniente colocar uma vírgula após “a escola”, na linha 32, para assinalar uma informação intercalada.
V. As vírgulas das linhas 27 e 40 poderiam ser substituídas por ponto seguido de letra maiúscula, o que daria mais ênfase às ideias apresentadas.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e III.
II e IV.
III e V.
I, II e V.
III, IV e V.