INSTRUÇÃO: Responda à questão com base nas afirmativas a seguir, acerca das categorias dos insetos quanto ao seu desenvolvimento.
• Ametábolos (do grego: a = negação; metabole = transformação): do ovo emerge um indivíduo muito semelhante ao adulto, ou seja, não ocorre um estágio de larva antes de o jovem inseto atingir a fase adulta. Não há uma forte transformação durante o desenvolvimento do inseto, pois a forma jovem já se assemelha à do adulto, sendo apenas menor.
• Hemimetábolos (do grego: hemi = metade): as formas jovens (ninfas) já têm alguma semelhança com o adulto, e ocorre apenas uma metamorfose incompleta. A cada muda, a semelhança com o adulto torna-se maior.
• Holometábolos (do grego, holos = total): do ovo eclode uma larva de corpo segmentado, muitas vezes sem patas, olhos ou asas. Ocorre, então, uma metamorfose completa com mudas até a transformação em pupa. A pupa sofre profundas mudanças: os tecidos larvais são destruídos e novos tecidos, característicos do adulto, são formados. Uma vez formado, o adulto rompe a cutícula pupal e emerge, não sofrendo mais nenhuma muda.
São exemplos corretos de ametábolos, hemimetábolos e holometábolos, respectivamente,
a barata, o grilo e a mariposa.
a barata, a formiga e o grilo.
a mosca, a barata e a mariposa.
a mosca, o grilo e a barata.
a traça, a barata e a mariposa.