PUC-RS Verão 2014

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o trecho a seguir, retirado da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos.

 

Depois da morte do Mendonça, derrubei a cerca, naturalmente, e levei-a para além do ponto em que estava no tempo de Salustiano Padilha. Houve reclamações. [...] Como a justiça era cara, não foram à justiça. E eu, o caminho aplainado, invadi a terra do Fidélis, paralítico de um braço, e a dos Gama, que pandegavam no Recife, estudando direito. Respeitei o engenho do Dr. Magalhães, juiz. Violências miúdas passaram despercebidas. As questões mais sérias foram ganhas no foro, graças às chicanas de João Nogueira. [...] Enquanto estive esburacando São Bernardo, tudo andou bem; mas quando varei quatro ou cinco propriedades, caiu-me em cima uma nuvem de maribondos. Perdi dois caboclos e levei um tiro de emboscada. Ferimento leve, tenho a cicatriz no ombro. Exasperado, mandei mais cem mil-réis a Costa Brito e procurei João Nogueira e Gondim:

– Desorientem essas cavalgaduras. Olhem que estou fazendo obra pública e não cobro imposto. É uma vergonha. O município devia auxiliar-me. Fale com o prefeito, dr. Nogueira. Veja se ele me arranja umas barricas de cimento para os mata-burros.

Não recebi o cimento, mas construí os mata-burros. Como os meus planos eram volumosos e adotei processos irregulares, as pessoas comodistas julgaram-me doido e deixaram-me em paz. Tive por esse tempo a visita do governador do Estado. [...] O governador gostou do pomar, das galinhas Orpington, do algodão e da mamona, achou conveniente o gado limosino, pediu-me fotografias e perguntou onde ficava a escola. Respondi que não ficava em parte nenhuma. No almoço, que teve champanhe, o dr. Magalhães gemeu um discurso. S. Ex.ª tornou a falar na escola. Tive vontade de dar uns apartes, mas contive-me. Escola! Que me importava que os outros soubessem ler ou fossem analfabetos? [...] De repente supus que a escola poderia trazer a benevolência do governador para certos favores que eu tencionava solicitar.

– Pois sim senhor. Quando V. Ex.ª vier aqui outra vez, encontrará essa gente aprendendo cartilha.

 

Todas as afirmativas estão corretamente associadas ao texto, EXCETO:

a

O personagem narra suas pequenas e grandes transgressões sem a menor indicação de crise de consciência, fato reforçado pela utilização de advérbios como “naturalmente”. 

b

Por conta da expansão de suas terras, o narrador confessa ter invadido toda e qualquer área limítrofe, pouco se importando com a condição social de seus vizinhos.

c

O narrador promete a construção de uma escola não por acreditar na importância da educação para a comunidade, mas para talvez conseguir outros benefícios para ele mesmo.

d

O comentário “que teve champanhe” indica um tratamento distintivo promovido no almoço em questão, sugerindo bajulação em torno do governador. 

e

Parte do sucesso nas transgressões à lei afirmadas pelo narrador deve-se a sua grande ousadia, o que lhe garantia uma imagem de “doido”.

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Resposta
B

Resolução

Para encontrar a alternativa INCORRETA (marcada pelo enunciado “EXCETO”), siga estes passos:

  1. Leia atentamente o trecho de São Bernardo, observando as ações, motivações e expressões-chave.
  2. Releia cada alternativa e confronte-a diretamente com o texto — busque correspondência literal ou inferencial.
  3. A alternativa que não tiver respaldo no texto é a resposta correta.

No confronto, nota-se que a alternativa B exagera ao afirmar que o narrador invadiu “toda e qualquer área limítrofe”, quando ele mesmo diz ter varrido apenas quatro ou cinco propriedades. Portanto, a resposta é B.

Dicas

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Releia o trecho em que o narrador menciona a quantidade de propriedades invadidas.
Observe o verdadeiro propósito por trás da promessa de construir a escola.
Lembre-se de que “EXCETO” pede a única opção que não corresponde ao texto.

Erros Comuns

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Não atentar para o “EXCETO” e escolher uma alternativa verdadeira.
Interpretar “quatro ou cinco propriedades” como se fosse invadir todas as terras vizinhas.
Achar que o narrador se importa com o valor social das vítimas.
Confundir a festa com champanhe como detalhe irrelevante.
Acreditar que a escola reflete preocupação real com a comunidade.
Revisão

Conceitos-chave para resolver esta questão:

  • Leitura crítica: comparar cada afirmação com o texto.
  • Enunciado “EXCETO”: procurar a única alternativa que não corresponde ao texto.
  • Inferência textual: distinguir entre informação explícita e interpretação exagerada.
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