INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o excerto de Senhora e a obra de José de Alencar.
“Aurélia sentou-se à mesa de mosaico, voltando as costas ao jardim para não ver a formosa noite que lhe caíra no desagrado. (...) Havia em cima da mesa uma caixa de jogo, donde Aurélia tirou um baralho, com que se entreteve a fazer sortes.
– Vamos jogar? disse dirigindo-se ao marido”.
Sobre o romance Senhora e a obra de Alencar, NÃO é correto afirmar:
Em Senhora, Alencar denuncia a futilidade, a mesquinharia e os valores degradados da burguesia fluminense, construindo uma personagem que literalmente compra o marido.
No decorrer da narrativa de Senhora, o amor acaba por vencer os interesses materiais.
Senhora apresenta um forte jogo de poder entre Aurélia e Fernando Seixas.
Além de Aurélia, Alencar construiu outras fortes personagens femininas que circulam em ambientes urbanos, como Iracema e Lucíola.
Alencar produziu uma vasta obra, da qual fazem parte O sertanejo e O gaúcho, narrativas de cunho regionalista.
Para responder à questão, identificamos que se pede a afirmação INCORRETA sobre o romance Senhora e a obra de José de Alencar. Ao analisar cada alternativa, verificamos que a opção D é a única que apresenta informação equivocada: Iracema não circula em ambiente urbano, mas na realidade indígena e no sertão. Portanto, a resposta correta é a letra D.
Justificativa breve:
José de Alencar (1829–1877) foi um dos principais autores do Romantismo brasileiro. Suas obras se dividem em três modalidades:
Senhora pertence ao grupo das obras urbanas e traz crítica à futilidade e mesquinhez da burguesia carioca, assim como o jogo de poder entre materialismo e amor verdadeiro.