Instalação do Estado de Rondônia completa 41 anos
“Um lugar que ofereça condições para a família ser feliz.” Este é o pensamento da grande maioria dos brasileiros que veio a Rondônia, em meados do século XX, fazer do Estado o seu pedacinho de paraíso. Ao completar seu 41º aniversário de instalação, neste dia 4 de janeiro de 2023, o Estado de Rondônia, que acolheu os pioneiros dos quais construíram as bases para 1,8 milhão de cidadãos desta terra, hoje vive prosperidade que é destaque nacional.
(Disponível em: https://rondonia.ro.gov.br/instalacao-do-estado-derondonia-completa-41-anos-desenvolvimento-avanca. Acesso em: 04/01/2023. Adaptado.)
Em relação à formação do estado de Rondônia, é INCORRETO afirmar que:
Através da corrida pela borracha, considerada “ouro negro”, vieram os nordestinos para os seringais; em seguida, o novo ciclo da borracha.
Juscelino Kubitschek impulsionou o desenvolvimento do território em 1956, ao alterar a denominação para Território de Rondônia criando a primeira Rodovia Federal a BR-029, atual BR-364.
Um estado considerado atípico em sua formação sendo originado de partes dos estados do Amazonas e do Mato Grosso, sendo o único ente federado fruto do tratado internacional de Petrópolis.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi um dos ciclos econômicos que contribuiu para a formação do estado, em decorrência da vinda de naturais de dezenas de países que participaram em sua construção e decidiram ficar.
No início do século XVIII, iniciou-se a formação do estado quando no momento em que os espanhóis, partindo do Peru, subiram o rio Madeira até o rio Guaporé e chegaram ao arraial de Bom Jesus, antigo nome da localidade de Belém.