IMPACTOS AMBIENTAIS DO ACIDENTE EM MARIANA (MG)
Os impactos ambientais do acidente em Mariana (MG), causados nos ecossistemas afetados e na economia da região, são incalculáveis e, em alguns casos, irreversíveis.
No dia 05 de novembro de 2015, a barragem de Fundão da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, rompeu-se, causando uma grande enxurrada de lama. A lama devastou o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais, destruindo casas e ocasionando a morte de 19 pessoas, incluindo moradores e funcionários da própria mineradora. Além das perdas humanas e materiais, a lama que escapou em razão do rompimento das barragens provocou um grave impacto ambiental.
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-marianamg.htm. Acesso em 20 de outubro de 2016.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:
Mariana é um dos municípios que forma o Complexo Grande Carajás, principal área de extração de minério de ferro no Brasil.
A cidade mencionada no texto é a principal fornecedora de bauxita para a Região Sudeste do Brasil.
Área de destaque na exploração de minério de ferro, localizado no Maciço do Urucum, principal fornecedor de ferro para a América do Sul.
Mariana compõe a Região conhecida como Quadrilátero Ferrífero, principal área de extração de minério de ferro para abastecimento das siderúrgicas nacionais.
O município de Mariana em MG foi totalmente recuperado, não existindo mais resíduos do material que despejado pelo rompimento da barragem do Fundão.