Imagem: À esquerda, os países que usam energia nuclear, e à direita, os que têm bombas atômicas. No centro, os países que possuem tanto energia quanto ogivas nucleares.
Texto
Negociadores do Irã encontraram-se com representantes de seis países ocidentais em 2012, em Bagdá, Iraque, para discutir o programa nuclear iraniano. Reino Unido, França, Rússia, China, Estados Unidos e Alemanha querem criar meios para se certificar de que o Irã está desenvolvendo apenas energia nuclear, e não uma bomba atômica. Há hoje 435 reatores nucleares em operação no mundo, que geram cerca de 6% de toda a energia consumida. No entanto, após o acidente da usina nuclear de Fukushima, no Japão, alguns países estão revendo seus programas nucleares.
Época (Adaptado) - 24/05/2012.
Com base na imagem, no texto acima e nos seus conhecimentos, marque a opção correta:
Somente vinte países dominam a tecnologia para gerar energia por meio de usinas nucleares. Quatorze países têm armas nucleares. O Japão é um exemplo de país desenvolvido que tem tanto as tecnologias de reatores nucleares para a geração de energia para o consumo civil, quanto as tecnologias de armas nucleares.
Somente trinta países dominam a tecnologia para gerar energia por meio de usinas nucleares. Quatorze países têm armas nucleares. O Brasil é um exemplo de país que detém tecnologias de reatores nucleares para a geração de energia para o consumo civil. Atualmente, mais da metade da matriz energética brasileira corresponde à energia nuclear.
Somente trinta países dominam a tecnologia para gerar energia por meio de usinas nucleares. Apenas quatorze países têm armas nucleares. Por questões geopolíticas, países como Reino Unido, Rússia, Estados Unidos e Alemanha querem se certificar de que o Irã não está desenvolvendo tecnologias de armas nucleares.
Somente vinte países dominam a tecnologia para gerar energia por meio de usinas nucleares. Quatorze países têm armas nucleares. O acidente de Fukushima foi ocasionado por conta de um terremoto combinado com um tsunami que atingiu a costa japonesa e devastou uma usina nuclear de grande porte que gerava energia para o consumo civil e produzia armas nucleares.
Trinta países dominam a tecnologia para gerar energia por meio de usinas nucleares. Apenas quatro países têm armas nucleares. O Japão é um exemplo de país desenvolvido que domina as tecnologias de reatores nucleares cujo objetivo é a geração de energia para o consumo civil. Por conta do acidente da usina nuclear de Fukushima, o Japão deixou de produzir armas nucleares.